Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca na franquia Star Wars, morreu na terça-feira 30 de abril.
Sua família anunciou hoje, 02 de Maio, no Twitter com uma declaração:
“Ele colocou seu coração e alma no papel de Chewbacca e mostrou em todos os quadros dos filmes de sua batida de joelho correndo, disparando seu bowcaster do quadril, seus olhos azuis brilhantes, até cada sutil movimento de sua cabeça e boca. Mas para ele, a família Star Wars significava muito mais para ele do que um papel em um filme. As relações que começaram então se transformaram em amigos e familiares que ele adoraria nas próximas décadas ”.
Peter Mayhew trabalhou em Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi, fez uma breve aparição em A Vingança dos Sith, além de ter retornado para o papel em Star Wars: O Despertar da Força.
Mayhew lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em Star Wars: O despertar da Força.
Mayhew tinha passado por uma cirurgia na espinha em julho de 2018 para aumentar sua mobilidade.
Devido à mobilidade limitada e problemas de saúde recentes de Mayhew, Joonas Suotamo acabou substituindo-o nos filmes recentes, sendo que o próprio Mayhew o treinou.
Sobre o ator, em 2017, Joonas disse:
“Chewbacca é um dos personagens mais emblemáticos da história do cinema e o desenvolvimento de Peter e a representação deste amado Wookiee espalharam muita alegria pelo mundo. A orientação e gentileza de Peter foram presentes inestimáveis que aqueceram meu espírito e me prepararam para essa jornada. Eu aspiro a fazer Peter orgulhoso e trazer aos fãs de Star Wars o Chewie que eles conhecem e amam.”
Mark Hamill, ator que interpreta Luke Skywalker, lamentou a morte no Twitter:
“Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amei muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos, e sou um homem melhor apenas pelo tê-lo conhecido. Obrigado, Pete.”
O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres. Do alto de seus 2,18 metros de altura, ele fez uma participação sem crédito no filme “Sinbad e o olho do tigre” (1977), sua primeira aparição no cinema.
Ele deixa seus três filhos e sua mulher, Angie, que se torna a responsável pela organização Fundação Peter Mayhew, fundada pelo ator para ajudar pessoas em situações de crise.
O funeral para amigos e família será realizado no dia 29 de junho. Um outro funeral para fãs acontecerá no começo de dezembro em Los Angeles com a presença da família, itens pessoais e sua coleção na EmpireConLA.