Escolha uma Página

Star Wars | Morre aos 85 anos David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader na trilogia original

por | nov 29, 2020 | Filmes, Notícias

Star Wars | Morre aos 85 anos David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader na trilogia original

Star Wars | Morre aos 85 anos David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader na trilogia original

por | nov 29, 2020 | Filmes, Notícias

399
0
(0)

O ator britânico David Prowse, intérprete de Darth Vader da franquia Star Wars, faleceu aos 85 anos hoje, em 29 de novembro de 2020. David Prowse interpretou Darth Vader nos três filmes da trilogia original (Episódio IV, V e VI). David Prowse trabalhava como fisiculturista quando foi escolhido para o papel de Darth Vader em 1976, mas, devido seu sotaque britânico forte, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones.

Em 2009, Prowse anunciou que estava com câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres. Ele disse, em entrevista coletiva à época, estar fazendo progressos no tratamento e se sentindo “fantástico”.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Em um comunicado, seu agente Thomas Bowington disse:
“Que a força esteja com ele, sempre!. Embora famoso por interpretar muitos monstros – para mim e para todos que conheceram David e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas”,

A carreira de Prowse como ator durou 50 anos, mas foi seu papel como Darth Vader que lhe trouxe fama internacional.

Além de Star Wars, David já havia feito alguns papéis pequenos antes, como em Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, Jabberwocky e na série do Dr. Who, além de alguns filmes de terror e outras produções.

Com o sucesso de Star Wars, Prowse participou de convenções sobre a saga em todo o mundo durante quase 40 anos, mas houve rumores de que mais tarde se desentendeu com o diretor George Lucas e foi banido dos eventos oficiais em 2010, tema este explorado no documentário “I Am Your Father“, do espanhol Marcos Cabotá Prowse.


Em 2015, através do documentário “I Am Your Father“, do espanhol Marcos Cabotá, David Prowse teve a oportunidade de viver a clássica cena em que Vader remove o elmo, oportunidade que também lhe foi negada nas gravações originais.


banner full amazon1345x265 - Star Wars | Morre aos 85 anos David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader na trilogia original

I AM YOUR FATHER, já disponível na Netflix, mostra as dificuldades que Prowse enfrentou durante as filmagens, exibe os problemas que teve ao filmar O RETORNO DE JEDI (sendo acusado de ter vazado informações do filme para a imprensa) e como é carregar o estigma de ser – para sempre – Darth Vader.

Uma curiosidade é que no documentário, coloca em debate como é possível que o maior plot twist da saga Star Wars “I Am Your Father” (“Luke, eu sou seu pai”) pode ter sido ideia de David Prowse e não de George Lucas.

DOCUMENTÁRIO: “I Am Your Father”

I Am Your Father é um documentário sobre David Prowse, o ator por trás da máscara do icônico vilão Darth Vader na saga Star Wars, dirigido por Marcos Cabotá e Toni Bestard.

Sinopse:
Darth Vader está bem estabelecido como um dos vilões mais notáveis ​​da história do cinema. Seu físico alto, capa longa, respiração e capacete são instantaneamente reconhecidos em todo o mundo. A única coisa que falta é o homem por trás da máscara, David Prowse.

No documentário, David aos 80 anos, mora anonimamente em Croydon, um subúrbio de Londres. Ele aparentemente tem uma vida simples, mas ao contrário de seus vizinhos, David esconde uma das histórias mais incríveis que podem ser contadas.

“Nossa história começa quando um jovem cineasta viaja a Londres para propor que David Prowse refaça uma seqüência da lendária trilogia. Uma sequência que ele não poderia filmar trinta anos antes e que o privou de ser tão conhecido quanto os outros protagonistas do elenco, como Harrison Ford, Carrie Fisher ou Mark Hamill. O objetivo é reparar uma injustiça para os milhares de fãs que acreditam que David Prowse deveria ter interpretado Darth Vader naquela cena em particular. De forma simbólica, o realizador, assistido por um grupo de adeptos entusiastas, tentará devolver a Prowse o reconhecimento que nunca teve”.

Neste documentário, os diretores encontrarão algumas pistas sobre a difícil relação entre David Prowse e Lucasfilm. Aparentemente, o motivo de suas diferenças foi um artigo publicado por um jornal britânico durante as filmagens de “O Retorno do Jedi”. Foi o artigo a única razão pela qual David Prowse foi condenado ao ostracismo todos estes anos?

É hora de descobrir a verdade sobre isso, enquanto tentamos convencer David Prowse a jogar, pela última vez, o vilão mais conhecido de todos os tempos.


David Prowse foi treinador pessoal do ator Christopher Reeve e responsável por prepará-lo fisicamente para o papel em “Superman”. A carreira de Prowse como ator durou 50 anos, mas foi seu papel como Darth Vader que lhe trouxe fama internacional.


Em sua conta no twitter, Mark Hamill, que interpretava Luke Skywalker na franquia de Star Wars, lamentou a morte de David Prowse:

“Muito triste em saber da morte de David. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam.”



A FACE REVELADA DE DARTH VADER EM O RETORNO DE JEDI

A FACE REVELADA DE DARTH VADER EM O RETORNO DE JEDI rosto substituido pelo do ator Sebastian Shaw
Montagem da face de Darth Vader revelada em Retorno de Jedi com o rosto de David Prowse

Todos já sabiam que Darth Vader era interpretado por David Prowse. Em Retorno de Jedi, quando Luke retira a máscara de Darth Vader, a face foi substituida pelo rosto do ator Sebastian Shaw, causando surpresa em muitos fãs que esperavam ver o rosto de David Prowse.


O canal no youtube Major Grin publicou um vídeo em homenagem ao ator David Prowse intitulado: Tribute to David Prowse The Real Darth Vader Actor

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 0 / 5. Contagem de voto(s): 0

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Review de Filmes e Séries

Diversão: Quizes e Puzzles