“Imagine você interagir, com sua assistente digital, que tivesse a voz de um ente querido seu já falecido.”
Pensado nisso, a Amazon, gigante tecnológica norte-americana, resolveu dar um passo nesta direção, em um upgrade em suas assistentes digitais, Alexa.
Apesar de não ser uma ideia inédita, tal desenvolvimento não deixa de levantar questões éticas, mesmo assim, o recurso proposto pela Amazon para os dispositivos ALEXA, poderá permitir que o equipamento imite a voz de qualquer pessoa, desde que esta tenha acesso ao áudio por pelo menos um minuto da voz desejada, conforme explicou Rohit Prasad, vice-presidente e cientista da Amazon.
O conceito desta tecnologia foi trazido de volta a pauta, devido muitos dos cidadãos terem perdido um ente querido, por causa da pandemia de covid 19.
O uso da inteligência artificial para reproduzir a voz de uma pessoa, fez com que algumas empresas de tecnologias, passassem a serem cautelosas em criar a duplicação de vozes. Uma dessas empresas seria a Microsoft, que publicou novas regras éticas de inteligência artificial, que colocam fortes limites sobre, quem poderá criar vozes sintéticas, e a autorização das mesmas.
A proposta seria usar uma espécie de marca dágua, utilizando um sinal inaudível, que lhe permitiria identificar o uso indevido das vozes.
Top Gun: Maverick | Val Kilmer teve sua voz recriada por inteligência artificial para reprisar seu papel como Iceman.
[+] Saiba mais
O uso da duplicação de vozes, por inteligência artificial, foi visto no filme Top Gun Maveric, onde a voz do ator Val Kilmer foi reproduzida digitalmente para reprisar seu papel como Iceman.
Em 2014, o ator Val Kilmer, foi diagnosticado com câncer na garganta. O tratamento incluia o procedimento de uma traqueostomia, fazendo com que o ator, perdesse sua voz em quase sua totalidade, não sendo a mesma desde então.
Para recriar a voz de Val Kilmer, a startup Sonantic, desenvolveu uma inteligência artificial, para lidar com o desafio em trazer a voz do ator de volta. A empresa imitou antigas gravações do ator, inclusive de outros filmes, para que a Inteligência artificial produzisse diversos modelos, e pudessem escolher a de melhor resultado.