Escolha uma Página
Aria | Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador com acesso a informações em tempo real da web

Aria | Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador com acesso a informações em tempo real da web

por | maio 25, 2023 | Notícias, Tecnologia

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

5
(2)

A Opera está divulgando a Aria, novo IA do seu navegador. Com a Aria, os usuários do Opera têm acesso a um serviço líder de IA generativa de forma gratuita. Aria foi integrada nativamente ao navegador e marca o início de um novo tipo de experiência de navegação para os usuários do Opera. O serviço é resultado da colaboração da Opera com a OpenAI, além de ser um serviço gratuito com acesso a informações em tempo real da web


Sobre o ARIA

Aria é uma IA de navegador construída no motor de IA da Opera, baseada em vários modelos de linguagem grandes (ou seja, o Transformer pré-treinado generativo construído pela OpenAI). Ele usa um modelo de linguagem de inteligência artificial para entender a pergunta do usuário, processá-la e, em seguida, responder também usando uma linguagem humana. Ele ajuda os usuários fornecendo informações, retrabalhando conteúdo baseado em texto e gerando ideias.




A IA está mudando rapidamente a forma como trabalhamos, navegamos na web e, naturalmente, como pensamos sobre os navegadores e o papel que desempenham na experiência online dos usuários”, disse Joanna Czajka, Diretora de Produto do Opera para PC. “Apropriadamente, Aria é nosso primeiro produto que se nomeou”.

A nova IA do navegador Opera permite que os usuários aprimorem sua criatividade e produtividade aproveitando o poder da inteligência artificial em conjunto com todas as funcionalidades de um navegador. A Aria, que é baseada na infraestrutura “Composer” própria da Opera, se conecta à tecnologia GPT da OpenAI e é aprimorada por capacidades adicionais, como adicionar resultados ao vivo da web. Aria é tanto uma especialista em web quanto em navegador, permitindo que os usuários colaborem com a IA ao buscar informações na web, gerar texto ou código ou obter respostas para suas consultas sobre produtos. Por exemplo, quando se trata de suporte ao cliente, Aria conhece todo o banco de dados de documentação de suporte da Opera e pode usar o conhecimento atual da empresa sobre produtos para responder às perguntas dos usuários.



A infraestrutura do Composer do Opera também é facilmente expansível. O Composer permite que o Aria se conecte a vários modelos de IA e, no futuro, expandirá integrando recursos adicionais, como serviços de pesquisa fornecidos pelos principais parceiros do Opera. Toda essa inovação estará acessível por meio de uma experiência de usuário unificada e coerente.

Com Aria, os usuários do Opera têm uma maneira integrada de aproveitar o potencial da IA generativa hoje de forma gratuita”, destaca Stefan Stjernelund, Vice-Presidente de Produto do Opera para Android. “E isso é apenas o começo, com muitas outras capacidades ainda por vir“.



Aria | Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador com acesso a informações em tempo real da web

Estratégia para a IA do navegador Opera

A implementação da Aria marca o próximo passo na estratégia da Opera de integrar serviços de IA generativa em seus navegadores e é resultado da colaboração da empresa com a OpenAI. No início deste ano, a Opera introduziu uma primeira implementação do ChatGPT na barra lateral de seu navegador para desktop, juntamente com o recurso AI Prompts. Também apresentou o Opera One, uma versão redesenhada de seu navegador adequada para acomodar mais recursos de IA generativa por meio de seu design modular. A empresa agora está dando o próximo passo, introduzindo uma IA ao seu navegador que permitirá aos usuários interagir com a web. A forma atual da Aria como uma interface de chat que se comunica com o usuário marca a primeira etapa do projeto. O serviço baseado em inteligência artificial está definido para se integrar ainda mais ao Opera nas próximas versões do navegador, com o objetivo final de ser nativamente incorporado ao navegador, ajudando os usuários a realizar tarefas em vários navegadores.

Aria | Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador com acesso a informações em tempo real da web

Aria é um serviço gratuito com informações atualizadas, o que significa que está conectado à internet e não está limitado a conteúdos anteriores a 2021, tornando-se uma oferta mais avançada do que as soluções baseadas em GPT padrão. Está disponível em mais de 180 países, incluindo a União Europeia.



Os usuários do Opera no desktop podem testar a Aria baixando a versão mais recente do Opera One (versão para desenvolvedores). Os usuários do Android agora podem testar a Aria na versão beta mais recente do navegador, que pode ser baixada na Google Play Store.





A única coisa que os testantes precisam fazer para acessar a Aria é criar uma conta no Opera, caso ainda não tenham uma. Eles serão notificados por e-mail ou dentro do produto sobre seu status de permissão. Assim que a conta do usuário do Opera estiver ativa, eles poderão acessar a Aria por meio das configurações do Opera para Android beta ou pela barra lateral do navegador Opera One.

Aria | Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador com acesso a informações em tempo real da web

Sobre a Opera

A Opera é uma inovadora da web com mais de 25 anos de inovação que começou com o navegador web Opera. Enquanto a Opera está aproveitando sua marca e base de usuários engajados para crescer e desenvolver novos produtos e serviços para pessoas que procuram uma experiência de internet melhor, os navegadores web para PC e celular da Opera, a plataforma de descoberta de conteúdo Opera News e os aplicativos dedicados a jogos, Web3 e e-commerce já são as escolhas confiáveis de centenas de milhões de usuários ativos e engajados. A Opera tem sede em Oslo, Noruega, e está listada na Bolsa de Valores NASDAQ com o símbolo OPRA. Baixe e acesse os produtos e serviços da Opera em www.opera.com.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi é uma coleção visceral que explora os confins mais sombrios da humanidade através das lentes de um apocalipse zumbi. Nação Zumbi, um tributo a George A. Romero, contos de Pris Magalhães Sinopse Nação Zumbi Nas ruínas de São Paulo, uma cidade outrora...

Ciência e Tecnologia