Escolha uma Página

Top Gun: Maverick | Val Kilmer teve sua voz recriada por inteligência artificial para reprisar seu papel como Iceman

por | jun 1, 2022 | Filmes, Notícias, Tecnologia

Top Gun: Maverick | Val Kilmer teve sua voz recriada por inteligência artificial para reprisar seu papel como Iceman

Top Gun: Maverick | Val Kilmer teve sua voz recriada por inteligência artificial para reprisar seu papel como Iceman

por | jun 1, 2022 | Filmes, Notícias, Tecnologia

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

5
(3)

Top Gun: Maverick é um incrível filme que trouxe a nostalgia do clássico Top Gun: Ases Indomáveis de 1986, onde trazia a rivalidade dos pilotos da academia de aviação de elite dos EUA, protagonizado pelos pilotos Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise, e Tom “Iceman” Kazansky, interpretado por Val Kilmer.


Top Gun: Ases indomáveis de 1986 com Tom Cruise e Val Kilmer
Top Gun: Ases indomáveis de 1986 com Tom Cruise e Val Kilmer

Quando foi anunciado Top Gun: Maverick, os fãs especularam se Val Kilmer poderia aparecer na sequência, já que o ator perdeu sua voz após o procedimento de uma traqueostomia, ao enfrentar um câncer na garganta que surgiu em 2014.

Top Gun: Maverick trouxe Val Kilmer e entregou um dos momentos mais emocionantes para o filme, em seu personagem Iceman.

Para que o ator não precisasse gravar falas, Iceman (Val Kilmer) se comunicava por meio do teclado de seu computador, devido o personagem sofria do mesmo problema enfrentado pelo ator. Porém em um dado momento, Iceman fala algumas frases, o que chamou a atenção do público.

O filme apresentou Iceman também sofrendo de câncer, como na vida real de Kilmer, com e se comunicando por meios digitais. Kilmer é capaz de dizer uma breve linha de diálogo, mas sua voz é gerada por inteligência artificial. Kilmer disse em agosto de 2021 que formou uma parceria com a Sonantic para desenvolver uma voz de inteligência artificial para si mesmo. Com sua voz, o ator forneceu à empresa horas de imagens de documentos, que foram então alimentadas nos algoritmos da empresa e transformadas em modelo.


Val Kilmer e sua filha Mercedes Kilmer

Em entrevista para a Page Six, Mercedes Kilmer, filha do ator, disse que “foi emocionante e muito especial para meu pai, Val Kilmer, estar no set com todos os amigos que fizeram este filme quando tinham a minha idade. Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz, o que é incrível. É um feito tão técnico, ser capaz de projetar a voz dele dessa maneira, e não deixa de ser uma extensão dos feitos técnicos deste filme“.


O procedimento de recriação da voz de Val Kilmer foi realizado pela startup Sonantic, que desenvolveu a inteligência artificial responsável pelo feito. A empresa imitou antigas gravações do ator, inclusive de outros filmes, para que a I.A. produzisse diversos modelos, e pudessem escolher o melhor resultado.


Ouça a voz de Val Kilmer gerada pela inteligência artificial da Sonantic

Transcrição do áudio da voz de Val Kilmer gerada pela Inteligência Artificial


DUNA - Assista ao épico de Denis Villeneuve no HBO MAX no UOL PLAY


The Batman - UOL PLAY e HBOMAX - Assine


Arcanjo - Moda Geeks - Camisas Personalizadas


Liga da Justiça versão Snyder Cut - Assista no HBO MAX no UOL PLAY


Curso de Inglês Influx Unidade Vila Ema - São José dos Campos

Série HALO - Paramount Plus - Assista no UOL PLAY


Série Yellowstone 1883 - Paramount Plus - Assista no UOL PLAY

“Todos nós temos a capacidade de ser criativos todos somos levados a compartilhar nossos sonhos e ideias mais profundos com o mundo quando pensamos nas pessoas criativas mais talentosas elas nos falam de uma maneira única uma frase que ouvimos com frequência é ter uma voz criativa mas eu fui atingido por câncer de garganta depois de ser tratado minha voz como eu sabia que foi tirada”.

“De mim as pessoas ao meu redor lutam para me entender quando estou falando mas apesar de tudo eu ainda sinto exatamente a mesma pessoa ainda a mesma alma criativa a alma que sonha idéias e histórias constantemente mas agora eu posso me expressar novamente eu posso trazer esses sonhos para você e mostrar-lhe esta parte de mim mais uma vez”.

Val Kilmer declarou em um comunicado de imprensa sobre a Inteligência Artificial

“Sou grato a toda a equipe da Sonantic que restaurou minha voz com maestria de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o cerne de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial.”


No site da Sonantic, o CTO & Co-fundador John Flynn disse como foi o processo:

“No ano passado, fomos contatados com uma pergunta empolgante: a Sonantic poderia criar um modelo de voz de IA personalizado para o aclamado ator Val Kilmer?”

Sonantic criou um modelo de voz de IA para Val Kilmer em Top Gun : Maverick

Kilmer, cuja carreira em Hollywood já dura quase quatro décadas, atuou em dezenas de filmes, incluindo sucessos de bilheteria como Top Gun, Willow, The Doors, Tombstone, Batman Forever e Heat. Mas depois de passar por uma traqueotomia em 2014 como parte de seu tratamento para câncer de garganta, Kilmer não tem mais uma voz que seria facilmente reconhecível pelos fãs.

O ator vem refletindo sobre sua carreira recentemente para a produção de seu documentário autobiográfico, Val. Mas, apesar desse foco recente no passado, Kilmer nunca para de seguir em frente. Ele e sua equipe sabiam que construir um modelo de voz personalizado o ajudaria a explorar novas maneiras de se comunicar, conectar e criar no futuro.

Desde o início, nosso objetivo era fazer um modelo de voz do qual Val se orgulhasse. Estávamos ansiosos para devolver sua voz a ele, fornecendo uma nova ferramenta para quaisquer projetos criativos à frente.

Coletando e processando gravações da voz de Val‍ Kilmer

Quando criamos modelos de voz com atores capazes de realizar suas falas, fornecemos roteiros definidos. Os atores gravam as performances desses scripts e, em seguida, alimentamos o áudio gravado em nosso mecanismo de voz proprietário, que treina o modelo de IA. O Voice Engine fornece uma variedade de recursos manuais e automatizados para verificar a qualidade do modelo.

Quando um ator é incapaz de executar as falas de nossos roteiros – como no caso de Val – precisamos fazer um pouco mais de trabalho manual. O primeiro passo é reunir gravações de áudio do ator. Para obter os melhores resultados, precisamos de áudio limpo, com pouco ruído de fundo, no formato da mais alta qualidade.

Nosso primeiro obstáculo na criação do modelo de voz para Val foi que sua equipe forneceu uma quantidade relativamente pequena de material gravado, o que sabíamos que tornaria mais difícil produzir o modelo. Primeiro, limpamos o áudio, removendo cuidadosamente o ruído de fundo sem destruir o conteúdo da fala. Em seguida, geramos transcrições do áudio e emparelhamos o áudio e o texto em pequenos blocos. O Voice Engine então começou a treinar o modelo com os dados resultantes – cerca de 10 vezes menos dados do que poderíamos ter usado em um projeto típico.

Com essa quantidade limitada de dados, os algoritmos que estávamos empregando em nosso Voice Engine não forneceram os resultados que precisávamos. Decidimos pesquisar e implementar novos algoritmos que pudessem produzir opções de maior qualidade a partir dos dados que tínhamos disponíveis. No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo. Esses novos algoritmos agora estão incorporados ao nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.‍

Performances de ajuste fino‍

Depois que um modelo de voz personalizado é produzido, nosso aplicativo de desktop permite que as equipes de criação insiram texto e ajustem o desempenho, ajustando uma série de parâmetros-chave. No modo Diretor, por exemplo, as equipes criativas podem modificar o tom e o ritmo das frases para marcar a entrega certa.

À medida que a equipe de Val experimenta o modelo, o modo Diretor ajuda a produzir resultados autênticos e altamente realistas. Não importa como Val use o modelo de voz, agora ele pode se comunicar usando sua própria voz.

Abrindo novas possibilidades criativas‍

Produzir uma voz personalizada para Val Kilmer foi mais do que uma conquista técnica – ressoou em um nível profundo com a equipe da Sonantic. A cofundadora e CEO da Sonantic, Zeena Qureshi, explica sua conexão pessoal com esse tipo de trabalho: “Passei nove anos ajudando crianças com autismo a aprender a usar sua voz como um instrumento melhor de comunicação. O projeto com Val demonstrou novamente como pode ser empoderador quando as pessoas superam desafios com a fala.”

Ao mesmo tempo, este projeto alinhou-se fortemente com a paixão da Sonantic por fomentar a criatividade. “Val é uma pessoa inspiradora com uma alma profunda. E até hoje ele está cheio de talento criativo, apesar de tudo que enfrentou”, diz Zeena. “Colaboramos neste modelo de voz porque acreditamos que o ajudará a se conectar com as pessoas e permitirá que ele continue contando histórias que nos emocionam. Estou honrado por fazer parte deste projeto com Val e sei que a equipe compartilha esse sentimento.”

O próprio Val tem sido extremamente agradecido pelo trabalho. “Sou grato a toda a equipe da Sonantic que restaurou minha voz com maestria de uma maneira que nunca imaginei ser possível. Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o cerne de nossa existência e os efeitos do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de contar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial.”

“Estamos ansiosos para saber como Val usará esse modelo de voz para explorar novas possibilidades criativas que nos entretêm e nos inspiram no futuro.”


Top Gun: Maverick | Bastidores: Treinando Aviação com os Atores

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

Série HALO - Paramount Plus - Assista no UOL PLAY
Série Yellowstone 1883 - Paramount Plus - Assista no UOL PLAY

Review de Filmes e Séries

Saifers - Ficção Científica Nacional Independente