Escolha uma Página

A Guerra do Amanhã – Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

por | jul 5, 2021 | Filmes, Notícias, Review

A Guerra do Amanhã - Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

A Guerra do Amanhã – Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

por | jul 5, 2021 | Filmes, Notícias, Review

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

4.5
(8)

A Guerra do Amanhã foi produzido pela Paramount e a Amazon Prime Video adquiriu por mais de 200 milhões de dólares para os direitos de distribuição, entrando para seu catálogo em 02 de julho de 2021.

A Guerra do Amanhã ( Tomorrow War ), com roteiro de Zack Dean, é o primeiro longa-metragem live-action do diretor Chris McKay, de Lego Batman.

A Trama de A Guerra do Amanhã

Em plena Copa do Mundo de 2022 soldados vindo do futuro surgem no meio do estádio, através de um portal do tempo, com a mensagem que em 2051 a humanidade será extinta por uma mortal raça alienígena.

Os viajantes do tempo solicitam ajuda de soldados para serem enviadas para o futuro e lutarem na guerra contra os alienígenas.


Spoilers de A Guerra do Amanhã

Com alto número de baixas de militares, o centro passa a recrutar civis sem treinamento que acabam se mostrando menos eficazes e servindo somente para servirem de distração ou alimento dos aliens.

Com cenas de ação bem conduzidas, que por várias vezes lembram Tropas Estelares, Alien, O Enigma de Outro Mundo, No Limite do Amanhã e A Grande Muralha.

Os civis selecionadas para a Guerra no futuro foram divididas em dois grupos, formando a Tropa D e Tropa R, onde passamos a acompanhar o personagem Dan Forester, interpretado por Chris Pratt.

Aqui vale uma observação em relação aos candidatos selecionados para a missão no futuro. Os candidatos do presente eram selecionados quando tinham suas mortes identificadas no futuro e os do futuro que voltavam para o passado não teriam nascido ainda na época que foram enviados, para não causar o paradoxo temporal em encontrarem com sua contraparte na época.


Curso de Inglês Influx Unidade Vila Ema - São José dos Campos

UniTV - Nº1 EM CONTEÚDO (E ESTABILIDADE) +500 Canais +100.000 VOD - HOT - App Grátis para Celular


Brasil TV Móvel - O melhor aplicativo de IPTV na sua mão


As pessoas enviadas ficavam 7 dias no futuro e seriam trazidas automaticamente para seu tempo, caso o dispositivo em seus braços detectasse sinais vitais, caso contrário ficariam não retornariam.


Ao chegarem no futuro, de maneira desastrosa, devido a uma falha no equipamento de coordenadas do Portal de Salto, a tropa R recebe uma mensagem do Romio Comando para resgatarem uma equipe de cientistas em um laboratório próximo a sua localização.

Chegando tarde demais para salvarem a equipe de cientistas, Dan recebe a missão de levar algumas ampolas do laboratório para sintetizarem uma toxina contra os Aliens.

No momento que o grupo de Dan Forester desce a escada do prédio do laboratório a tensão se estabelece mostrando um Garra Branca de perto.

a guerra do amanha o garra branca - A Guerra do Amanhã - Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

Os aliens Garras Brancas, Whitespikes, possuem um visual bem assustador. A equipe de efeitos especiais utilizaram CGI e efeitos práticos deixando-os bem orgânicos e convincentes.

Além do visual, os Garras Brancas são inteligentes e organizados se comunicando de forma eficiente não dando chance aos humanos.

Chris McKay comentou que queria que os alienígenas “fossem um personagem do filme” e trabalhou em estreita colaboração com a equipe de efeitos visuais.


Ken Barthelmey

O artista Ken Barthelmey ficou responsável pelas artes conceituais e o design dos Garras Brancas.

Entramos em contato com Ken sobre como foi o processo desenvolvimento da criatura:

“Não havia uma descrição clara dos Garras Brancas (White Spikes), portanto, tive muita liberdade criativa no início. O diretor queria ver o que eu descobri.

Eles tinham que ser criaturas muito ágeis e de aparência assustadora.

Procurei incorporar várias referências de insetos e peixes de águas profundas. Especialmente o Peixe-Víbora (Viperfish) – qualquer espécie de peixe marinho do gênero Chauliodus – foi uma grande influência quando trabalhei no rosto.

Tenho mais orgulho dos tentáculos que disparam espinhos. O diretor pediu uma maneira plausível de como os White Spikes poderiam atirar em seus alvos. Então, tive a ideia de tentáculos para atirar espinhos e apresentei a ideia em um esboço. Acho que se tornou uma das características mais memoráveis do design.”

Ken Barthelmey

Nascido em luxemburgo, Ken começou a desenhar e esculpir bem cedo. Ele sempre foi apaixonado por arte e por todas as coisas criativas em geral, o que tornava muito fácil para ele aprender sozinho na prática, se tornando um autoditata.

Filmes como Jurassic Park, Star Wars e Aliens tiveram um grande impacto em sua vida. Levando-o a sua profissão hoje como Criador e Designer de Personagens, criando designs autênticos e únicos.

A Guerra do Amanhã - Ken Barthelmey responsável pelas artes conceituais dos Garras Brancas

Ken já trabalhou como designer para The Maze Runner e em várias outras produções populares de filmes e atualmente está trabalhando em seu próprio projeto.

Você pode conhecer mais sobre os trabalhos de Ken em seu site ou instagram:

Site: https://www.theartofken.com
Instagram: https://www.instagram.com/kenbarthelmey

O conceito apresentado por Ken Barthelmey mostra os Garras Brancas, Whitespikes, como seres bem adaptados, podendo nadar, planar e correr muito rápido, além do fato de se comunicarem muito bem coordenando os ataques.


A Guerra do Amanhã: Drama Familiar e os personagens

O filme também aborda o drama familiar entre os personagens.

No presente Dan tem uma relação tensa com seu pai James, interpretado por J.K. Simmons, mas ao longo do filme eles começam a se entenderem.

Já no futuro Muri, interpretado por Yvonne Strahovski, prefere não ter uma aproximação profunda de imediato com seu pai, talvez pelo que a Muri na versão criança, interpretada por Ryan Kiera Armstrong, tenha vivenciado a separação de seus pais e a morte de Dan. Porém pai e filha voltam a se aproximar e trabalharam juntos na elaboração da enzima para combater os Garras Brancas.

Os demais personagens parecem estar ali para serem sacrificados ou serem um alivio cômico, não chegando a ponto nos importarmos com eles.


De onde vieram os aliens?

Na linha do tempo original de A Guerra do Amanhã, os alienígenas apareceram repentinamente no norte da Rússia em 2048 e rapidamente se espalharam pelo globo a partir de lá, reduzindo a população humana para apenas 500.000 pessoas num espaço de três anos.

Imaginava-se que os Garras Brancas eram seres avançados que chegaram aqui em suas naves sem serem detectados, mas essa teoria foi descartada pois os Garras Brancas se mostraram mais como animais não fazendo uso de tecnologia e enfrentavam os humanos por meio de força bruta, chegando a se alimentar deles.

A tese apresentada pelo estudante Martin, interpretado por Seth Schenall, explica que as cinzas nas garras dos Garras Brancas são da erupção do vulcão Changbai do ano 946 DC, conhecida como a Erupção do Milênio, que foi poderosa o suficiente para espalhar cinzas até o norte Rússia. Isso significa que os alienígenas caíram na Terra há mais de mil anos.

Na cena em que o grupo chega à Rússia, eles encontram a nave que transportava os Garras Brancas em estado de animação suspensa para serem usados como armas biológicas por uma raça alienígena humanóide.

Aparentemente a nave caiu acidentalmente na Terra, o que fez com que os Garra Brancas ficasse adormecidos por mais tempo devido a baixa temperatura ambiente.

Com o resultado das mudanças climáticas e do derretimento das calotas polares em 2048, os Garras Brancas foram despertados e invariam a Rússia, se expandindo ao restante do planeta causando a redução populacional dos seres humanos.

A Guerra do Amanhã – Teoria sobre o final

Dan salvou o futuro ou passou a vivenciar uma outra linha do tempo?

Vamos lembrar que grupo selecionado a ser transportado para o futuro foi divido em Tropa D e Tropa R.

Dan estava selecionado para a Tropa R e no momento em que é levado para o futuro, o Portal de Salto apresenta um erro no sistema de coordenadas fazendo com que a Tropa R, em vez de caírem de uma altura de 1,5mt a 3mt, são colocados a uma altura muito superior e acima de um prédio, além do fato de estarem fora do local estabelecido.

Vale lembrar que um dos soldados do futuro comenta que o equipamento de viagem no tempo não teve tempo para ser testado direito.

a guerra do amanha erro sistema de coordenadas salto para futuro - A Guerra do Amanhã - Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

Neste momento estamos vendo uma nova linha do tempo criada pela falha do transportador temporal ou a que realmente deveriam estar?

Tendo apenas 7 dias no futuro, Dan por varias vezes se expõe ao perigo e consegue sobreviver, com isso Dan retorna ao seu suposto passado com ampola da toxina que vai permitir que derrotem os Garras Brancas no seu tempo.

Considerando que os Garras Brancas só seriam despertos em 2048, um pequeno grupo se desloca para a Rússia e lá localiza a nave com os Garras Brancas adormecidos. o grupo se divide e o grupo de Dan entra na nave e descobrem que os Garras Brancas estavam sendo transportados como carga por uma espécie alienígena humanoide.

O grupo passa a injetar a toxina nos Garras Brancas que acabam por despertarem. Uma fêmea e três machos fogem da nave mas James de Charlie conseguem abater os 3 machos. O grupo que ficou dentro da nave aciona os explosivos destruindo os vários Garras Brancas.

A fêmea sobrevivente dos Garras Brancas parte para o ataque mas Dan e seu pai estão preparados. Dan consegue injetar a toxina letal na fêmea que acaba caindo do penhasco, culminando com sua morte.


Dan Ainda Morrerá em Sete Anos?

Antes de Dan viajar para o futuro, o fluxo original de seu destino seguia a linha em que Dan e Emmy, interpretada por Betty Gilpin, se separam quando Muri tem 12 anos e se divorciam quando ela tem 14. Em 2030 Dan morre em um acidente de carro e Muri teria apenas 16 anos.

A Guerra do Amanhã - Análise e Teoria sobre o final da Ficção Científica com Chris Pratt na Amazon Prime Video

Embora não esteja claro o que levou Dan a se divorciar de Emmy e ter sofrido o acidente de carro, no início de A Guerra do Amanhã mostra que Dan tem um temperamento forte, sendo mostrado quando perde um emprego que tanto almejava e acaba chutando sua lixeira. Outro ponto levantado é sua relação com seu pai James Forester (JK Simmons) que o abandonou quando ainda era criança.

Com o retorno ao seu presente, Dan parece refletir e reconsiderar seu passado e o que vivenciou no futuro.

Interessante notar que tanto Dan quanto James Forest se afastaram de seus respectivos filhos quando eram crianças, como um ciclo.

Após Dan e seu pai James terem derrotado o último dos Garras Brancas, Dan passa a ser reconhecido como herói e salvador da Terra e reata seu relacionamento com seu pai levando-o a conhecer Muri, quebrando o ciclo de crise familiar.

,

Esta seria a linha do tempo que foi corrigida ou uma outra linha do tempo criada onde tais eventos tornaram possíveis a vitória contra os Garras Brancas?

*Anteriormente, o diretor Chris McKay já havia confirmados os planos para uma sequência. Em entrevista ao Movie Web, McKay afirmou que a história pode ser expandida ao longo das linhas da viagem no tempo.

A entrevista de Chris McKay, só reforça que a viagem no tempo de Dan Forest criou uma outra linha do tempo e que ele possa não ter voltado para sua linha de tempo original.


Basicamente os Garras Brancas e a Viagem no Tempo foram usados apenas como pano de fundo para a reconciliação familiar, basicamente trazendo o pai de Dan para sua família e conhecendo sua neta Muri.

A Guerra do Amanhã é um bom filme de ficção científica e ação de tirar o fôlego, tanto que a Amazon Studios já está buscando desenvolver A Guerra do Amanhã 2 e com Chris Pratt e o diretor Chris McKay de volta a sequência.

A Guerra do Amanhã já está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.


jhgjkhgkjgkjgkjgjk

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 4.5 / 5. Contagem de voto(s): 8

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

H.TV 7 - A marca pioneira em IPTV

Review de Filmes e Séries