Escolha uma Página
1899 | Final explicado da série dos criadores de DARK, com Emily Beecham e Andreas Pietschmann, na Netflix

1899 | Final explicado da série dos criadores de DARK, com Emily Beecham e Andreas Pietschmann, na Netflix

por | dez 3, 2022 | Notícias, Review, Séries

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

4.7
(3)

Com o final da série 1899, muitas questões ficaram pairando na mente dos espectadores e sobre o que realmente aconteceu.
O Tudum, da Netflix, entrevistou os criadores Jantje Friese e Baran bo Odar para dar uma luz sobre o final da série.

Em 1899, a trama começa com a viagem de um grupo de imigrantes a caminho do novo continente se transforma em um pesadelo quando encontram outro navio à deriva. O ano é 1899, um navio a vapor deixa o velho continente rumo à América. De diferentes origens europeias, os passageiros compartilham as mesmas esperanças e sonhos para o novo século em uma terra distante. Mas quando outro navio de imigrantes surge à deriva, a jornada do grupo toma um rumo inesperado. Agora, o sonho da terra prometida se transforma em um terrível pesadelo.




Spoiler da série 1899 na Netflix

Embora a série comece como a história de imigrantes internacionais em um navio a vapor com destino à América na virada do século 20, no final da temporada descobrimos que o navio era uma simulação e nossos protagonistas estão realmente em uma nave espacial no ano. 2099!

Entrevista com os criadores Jantje Friese e Baran bo Odar:



Qual é o significado do ano de 1899?

Jantje Friese:
O que realmente gostamos em 1899, não em 1898 ou 1897, é que está no limiar. Você está entrando em um novo século, passando de algo que parece antigo para algo novo – o futuro. Havia algo fascinante sobre exatamente aquele momento no tempo. O que aconteceu naquele período é que o modernismo se chocou com velhas crenças. O pensamento mais orientado para a ciência começou influenciando a sociedade, enquanto você ainda tinha crenças muito religiosas também predominantes, e essas duas coisas puxaram uma à outra, velhas e novas.



Em 1899, o que todos os triângulos e pirâmides significam?

Em 1899, o que todos os triângulos e pirâmides significam?

Friese:
Quando começamos a pesquisar jogos, simulações, construir realidades virtuais, aprendemos que a forma como o conteúdo é criado é que você usa estruturas tetraédricas para basicamente construir tudo.



Odar:
Essa é a forma geométrica mais pura que você usa para criar todas as outras formas.

Friese:
Além disso, adoramos objetos com múltiplos significados. Obviamente, uma pirâmide já oferece muito contexto misterioso. Então, se você souber algo sobre simulação ou criação de conteúdo nesse espaço, talvez entenda o que isso significa em nosso contexto . O próprio símbolo do triângulo recorrente representa o elemento terra. E eu não quero estragar o significado disso ainda.

Que outros easter eggs você plantou durante a temporada?

Easter eggs durante a primeira temporada de 1899

Odar:
Nós sempre quisemos plantar texto de computador. Por exemplo, o quarto número 1011 é um código binário. Todas essas dicas inconscientemente ou conscientemente acionam algo em sua cabeça.

Friese:
Kerberos, por exemplo, é um protocolo de autenticação de computador. E Prometheus, obviamente, também é uma pequena referência ao final da primeira temporada.

Odar:
Cada episódio, quando alguém acorda, você ouve quase como uma voz de computador.

Todos os atores sabiam sobre o final de 1899?





Baran bo Odar:
Dissemos a eles desde o início; já estava no roteiro. Também decidimos filmar aquela cena no último dia de filmagem. Foi um momento muito mágico. Para ser honesto, tínhamos todos eles nessas cápsulas; eles não podiam se mover. Finalmente poderíamos fazer o que quiséssemos com eles. Eu toquei músicas estranhas o dia inteiro e isso se tornou uma experiência muito estranha para todos. Eles sempre souberam onde isso iria dar, mas recentemente assistiram ao último episódio no cinema e ficaram tipo, “oh meu Deus!”

Por que você plantou tantas pistas?

Série 1899, pistas durante a primeira temporada na Netflix

Odar:
Não brincamos com o público e os tratamos como tolos e idiotas; antes, o oposto. Aqui estão todas essas dicas – quem descobrirá o quê em que momento? Alguns entenderão no episódio 1 que é uma simulação. Outros levarão mais tempo porque podem pensar que é sobre o Triângulo das Bermudas ou algo assim. Essa é a graça. Foi assim que apreciamos Lost, e nos perdemos completamente nessa mitologia, pesquisando tudo sobre esses números no Google e tentando descobrir “o que isso significa?”

Odar:
Agora posso estragar tudo, já existe uma dica no episódio 1 em que todos estão levantando a xícara de chá ao mesmo tempo. Adicionamos uma falha a ele. Ling Yi tem uma falha digital em seu braço, então claramente é algo digital [trabalhando na nave]. Isso já está no minuto 10, 11. Plantamos em todos os lugares, mas ninguém viu ainda.

Como você mantém tudo em ordem?

Série 1899, pistas durante a primeira temporada na Netflix

Friese:
Não sei. Eu me atenho a um processo muito estranho, que é que tudo precisa caber em um livro de [um certo] tamanho. Tudo está planejado naquele único livro sagrado. É aí que vai o desenvolvimento do personagem. É aí que vai a estrutura do enredo. Existem seções diferentes lá – no começo, eu apenas colocava Post-its para poder arrancá-los novamente. Então, em algum momento, quando me sinto mais forte ou mais feliz com o que está lá, escrevo a lápis. Na próxima fase eu realmente coloco na caneta. Depois disso, vai direto para o computador. Na primeira temporada de Dark ainda tínhamos coisas nas paredes, mas ninguém olhava para elas. Simplesmente parecia bonito.

Odar:
Ainda há muitos Post-its.


Elenco da série 1899

Emily Beecham, Aneurin Barnard, Andreas Pietschmann, Miguel Bernardeau, José Pimentão, Isabella Wei, Gabby Wong, Yann Gael, Mathilde Ollivier, Jonas Bloquet, Rosalie Craig, Maciej Musiał, Clara Rosager, Lucas Lynggaard Tønnesen, Maria Erwolter, Alexandre Willaume, Tino Mewes, Isaak Dentler, Fflyn Edwards e Anton Lesser.

A primeira temporada de 1899, com os 8 episódios, já está disponível na Netflix.

Pôsteres individuais da série 1899, dos mesmos criadores da série Dark

Emily Beecham como Maura Franklin
Andreas Pietschmann como Eyk
Aneurin Barnard como Daniel
Flyn Edwards como O menino
Miguel Bernardeau como Ángel
José Pimentão como Ramiro
Mathilde Ollivier como Clémence
Jonas Bloquet como Lucien
Clara Rosager como Tove
Lucas Lynggaard Tønnesen como Krester
Alexandre Willaume como Anker
Maria Erwolter como Iben
Rosalie Craig como Virgínia
Isabella Wei como Ling Yi
Maciej Musial como Olek
Yann Gael como Jérôme
Gabby Wong como Yuk Je

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia