Snyder Cut, a versão de Liga da Justiça do visionário Zack Snyder está disponível na HBO MAX e em um formato diferente ao que é utilizado nos filmes atuais. A dúvida que ficou é por que não está em widescreen, e sim em um formato “quadrado”, 4:3, como a maioria dos outros filmes.
A explicação para o formato apresentado de Snyder Cut na HBO MAX é que o filme foi filmado em uma proporção de aspecto diferente da maioria dos filmes. Os assinantes da plataforma HBO Max são recebidos com uma mensagem que diz: “Este filme é apresentado em um formato 4: 3 para preservar a integridade da visão criativa de Zack Snyder.“
Apesar do formato 4:3 não preencha a largura de uma TV atualmente, tal formato atende ao formato estabelecido em uma tela IMAX, que era o plano original para o lançamento nos cinemas.
Formatos de exibição das telas
Basicamente é o tamanho da imagem de um filme em termos de largura e altura. Os filmes exibidos na tela do cinema geralmente têm a proporção de 1,85: 1 ou 2,39: 1. Snyder Cut, entretanto, foi planejado para IMAX – e essas telas são de um tamanho diferente das telas normais de teatro, daí o formato 4: 3.
Snyder falou sobre sua motivação para usar a proporção de aspecto de 4: 3 na Justice Con no ano passado, onde após rever partes de Batman vs Superman: A Origem da Justiça filmadas para IMAX, ele ficou motivado.
Snyder disse:
“Isso realmente me deixou obcecado com a grande praça. Minha intenção era fazer com que o filme fosse, todo o filme reproduzido em uma proporção de aspecto 1: 4: 3 gigantesca em uma tela IMAX gigante. Eu realmente comecei a me apaixonar por esse conceito“.
“Super-heróis tendem a ser, como figuras, tendem a ser mais, menos horizontais. Talvez o Super-homem quando ele está voando, mas quando está em pé, ele é mais vertical“.
“Tudo é composto e filmado dessa forma, e muito da restauração é uma espécie de tentativa de colocar isso de volta“.
“Muito do trabalho que estamos fazendo é tentar restaurar o quadro completo. É como literalmente um projeto de restauração neste ponto, porque algumas cenas foram estragadas pelo corte, então temos que consertar um pouco“.
O interessante é que a versão apresentada de 4:3 trouxe mais informações de tela do que a versão que foi apresentada aos cinemas em 2017. Como foi filmado neste formato, o filme não falta nada. Snyder até rabiscou uma imagem para demonstrar:
Zack Snyder também explicou que, se um filme for filmado digitalmente, não haverá nada acima ou abaixo da imagem que está faltando.