Criado pelo estúdio de animação “Humouring the Fates“, a animação de 1m47, no estilo anime, aborda cenas da primeira e segunda temporadas de Stranger Things. A animação teve efeitos especiais simulando fita de VHS e bem no clima de anos 80, com a trilha sonora bem no clima da série. Vemos as criaturas do mundo invertido, a Joyce tentando contato com o Will pelas luzes, Eleven como cobaia no laboratório de experimentos e tentando fechar o portal .
Stranger Things: Animadores do Fates revelam como fizeram o curta da série como um anime dos anos 80
Jesse Norton, do estúdio Humouring the Fates, falou com o site Bleeding Cool sobre como foi produzido o curta.
O que fez você pensar que um trailer de anime de “Stranger Things” era algo necessário à cultura pop?
“A equipe da Octopie sugeriu que apresentássemos um vídeo inspirado em fãs, centrado em Stranger Things. Pensamos em parodiá-lo no começo, já que o programa basicamente mantém a nostalgia nas veias através das órbitas oculares. Em seguida, surgiu a ideia de criar os melhores momentos do programa e fazer com que parecesse uma introdução de anime.
Nós gostamos dessa ideia, pois mesmo que Stranger Things atraia influências de todos os tipos de cultura pop, é realmente um trabalho transformador, e faz algumas histórias fantásticas com os tropos que todos nós amamos. Então a ideia de fazer uma animação transformadora parecia natural. Eu espero que nós demos o pontapé inicial em uma série “e se for animada” para a Octopie com isso como piloto. “
Quanto tempo isso levou para construir?
“Vários meses. Walker & Li ajudaram a construir um time forte e realmente tiveram um talento fantástico para dar algumas tacadas incríveis. Estou muito orgulhosa de a equipe colocar o absurdo esforço para fazer essas malditas coisas se mexerem. Nós estávamos todos na mesma página desde o começo, então a inicialização foi bem tranquila, e como sempre, apenas um pouco de crise (como milhares de horas de trabalho) para conseguirmos o envio a tempo para o lançamento da terceira temporada. Por favor, imprima a lista de funcionários para que os esforços dos malandros possam ser reconhecidos! ”
Parece haver alguma controvérsia, na medida em que isso não parece exatamente um anime dos anos 80 …
“Eu acho que não. Demasiada resolução para começar… mas quem mais quer ver 720 × 480 ? E enquanto ainda temos uma tonelada de celulas de acetato remanescentes de nosso humilde começo, há muito tempo doamos nossas câmeras Forox de 35mm e sistemas de backlight para as escolas. Para obter um verdadeiro sangramento analógico e aquele beijo perfeito de aberração cromática, você precisa construí-lo no filme. Então, com um processo digital … sim, vai parecer digital.
Fizemos o que podíamos para capturar um sentimento de nostalgia … e nem toda pessoa na equipe é japonesa. Na verdade, temos vários japoneses meio na equipe, então talvez seja esse o problema? Heh, nem mesmo na produção de anime ‘pura’ do Japão, quase sempre estúdios coreanos, chineses, filipinos, indianos e até americanos são terceirizados. É um mundo global onde os estúdios trocam talentos constantemente. Então, talvez seja hora de passarmos … acho que a internet ainda diz “não”.
Alguma palavra de conselho para animadores iniciantes?
“Meu primeiro mentor, Chuck Jones, sempre teve a melhor palavra: ‘podemos treinar um artista para ser um animador, mas não podemos ensinar alguém a ser um artista’. Portanto, desenvolva seu conjunto de habilidades básicas. Ser capaz de ser um generalista até certo ponto, e ser capaz de ver as peças até a conclusão. Então comece a aprimorar as habilidades de um animador. Obter os 12 princípios de animação totalmente enraizados no seu crânio ou tatuados no seu peito. A animação do final do dia é uma ilusão, então pratique as habilidades da magia… ”