Escolha uma Página
Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral | Livro de ficção científica ambientada em um Brasil de 2099, do autor Rogério Pietro

Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral | Livro de ficção científica ambientada em um Brasil de 2099, do autor Rogério Pietro

por | nov 7, 2022 | Livros, Notícias

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

5
(2)

O livro Amazofuturismo do autor Rogério Pietro foi um marco na ficção científica nacional. Ele deu origem a um novo subgênero da ficção que coloca os povos originários do Brasil como protagonistas de histórias que têm elementos retrofuturistas e com ultra tecnologia.

Agora, quase dois anos depois da publicação do primeiro romance amazofuturistas da história, a esperada continuação acaba de ser lançada. Com o título de Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral, o autor retorna aos elementos básicos do primeiro livro, mas inova ao colocar a ação no ano 2099, em um futuro distópico em que o Brasil está vivendo um colapso ambiental e sobrevivendo na miséria e na corrupção política.



É nesse cenário de fundo que a história se desenvolve, com personagens guerreiros, os bokosawis e as amazonas lutando para garantir que o pouco que sobrou da selva amazônica continue existindo. Também temos a introdução de Rafaela, uma jornalista paulistana odiada e perseguida pelo governo brasileiro, e que se envolve com o povo Wara, os habitantes da aldeia Tabora Boti.

Na trama, um conjunto de talismãs tecnológicos é roubado para ser usado por um grupo terrorista. Esses talismãs do povo Wara têm a capacidade de dar ao usuário poderes sobre-humanos, e são destinados apenas aos bokosawis, os defensores da aldeia. Antigos personagens voltam para impedir que os talismãs manchem a imagem já complicada daquela etnia indígena. Mas a tarefa pode ser mais difícil do que eles imaginam. O talismã da onça-pintada, o mais poderoso de todos, está em poder das pessoas que planejam um ataque devastador em Brasília.



Ambientado na Amazônia, em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, o novo romance traz questões fundamentais e atuais sobre a questão indígena no Brasil. Além disso, como é necessário no amazofuturismo, a ciência e a tecnologia em harmonia com o meio ambiente estão fortemente presentes neste romance.

O livro ainda conta com o prefácio do escritor indígena Cristino Wapichana, ganhador de um prêmio Jabuti em 2017 e natural de Roraima, do povo Wapichana.



Se você gosta de uma boa aventura, com toques de ação, romance e questões sociais-ambientais, este livro é uma ótima escolha. Mas não deixe de ler o primeiro livro da série, Amazofuturismo.





Sinopse do livro Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral

Seiscentos anos depois da chegada dos invasores europeus ao novo continente, o povo indígena Wara retorna da dimensão paralela de Neme e se transforma em um núcleo de resistência em plena Amazônia. No ano 2099, as tempestades de areia varrem a Avenida Paulista, enquanto a seca causada pela degradação ambiental leva a nação à pobreza. O apagamento das culturas indígenas, o garimpo irresponsável e a destruição da selva amazônica foram oficializados como políticas de Estado. E é neste cenário que o povo da majestosa aldeia Tabora Boti, com suas torres ultra tecnológicas de ouro, volta com a missão de resgatar o conhecimento antigo que pode salvar a humanidade. Mas a tarefa milenar está ameaçada pelo roubo de um conjunto dos poderosos talismãs eyeheri, artefatos tecnológicos que dão ao usuário poderes muito acima dos humanos. Recuperar os talismãs roubados é a única esperança de defender a civilização. Acompanhe a jornada de Firi, a menina-onça, reencarnação de Fanawiri, em sua luta de superação em nome de todos os povos indígenas para garantir a chegada da Primavera Ancestral.



O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi é uma coleção visceral que explora os confins mais sombrios da humanidade através das lentes de um apocalipse zumbi. Nação Zumbi, um tributo a George A. Romero, contos de Pris Magalhães Sinopse Nação Zumbi Nas ruínas de São Paulo, uma cidade outrora...

Ciência e Tecnologia