Escolha uma Página

A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro

por | dez 28, 2020 | Livros, Notícias

A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro

A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro

por | dez 28, 2020 | Livros, Notícias

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

199
5
(2)

A ficção científica pode ser encarada como um gênero artístico em que o impacto de novas descobertas científicas ou tecnológicas, existentes ou imaginadas, afeta o ser humano em sua individualidade ou coletividade.

As infinitas possibilidades foram exploradas por gênios da literatura como Júlio Verne, H. G. Wells, Isaac Asimov, Philip K. Dick, entre tantos outros. Porém, não é apenas no eixo Europa-EUA que a ficção científica encontra solo fértil para crescer. No Brasil, além dos já consagrados escritores, há aqueles que estão crescendo e tomando o espaço criativo para formar uma nova geração de autores que fazem a diferença.

A facilidade de publicação em plataformas eletrônicas, como a Amazon, por exemplo, ampliou as chances de novos autores terem seus livros apresentados aos leitores. Esse movimento abriu as portas para além do pequeno círculo que dominava as prateleiras.

Uma busca nessa nova geração nos leva ao autor Rogério Pietro, que tem dez obras publicadas na Amazon, entre ensaios, fantasia e ficção científica.

Como destaques do escritor podemos citar:

  • Deus Salve a América
  • As Ruínas da Internet
  • Crônica da Lua Quadrada
  • Predador Alfa.

Deus Salve a América

Rogério Pietro - autor Deus Salve a América

Em Deus Salve a América temos o desenrolar dos eventos que se seguiram á queda de um disco voador em um deserto dos Estados Unidos em 1943. A trama se desenvolve com o futuro da América do Norte e do mundo como tema central. É leitura ideal para quem gosta de teorias da conspiração envolvendo OVNIs. Deus Salve a América foi lido e elogiado em comunicação pessoal por Chris Carter, criador do famoso seriado Arquivo X.


As Ruínas da Internet

Rogério Pietro - autor Ruínas da Internet

Já em As Ruínas da Internet, Rogério Pietro nos apresenta um mundo em que a rede mundial de comunicação foi substituída pela Hiper-rede, uma experiência mais imersiva na qual as pessoas podem conviver quase fisicamente. Porém, tudo o que existia na Internet foi preservado e esquecido dentro de um espaço chamado de Escombros. Uma cyberarqueóloga brasileira chamada Natália Durand é contratada por um grupo misterioso para recuperar uma informação perdida nos Escombros da internet. O desenrolar da trama leva Natália a ficar diante de fatos que podem mudar os destinos do mundo.


Crônica da Lua Quadrada

Rogério Pietro - autor Crônica da Lua Quadrada

Crônica da Lua Quadrada leva o leitor a conhecer Akroselis, um gigantesco satélite artificial em órbita do planeta Neogéia. A trama gira em torno de pessoas que migraram para o satélite acreditando que estariam fugindo das guerras. Mas a realidade que eles encontram lá é ainda pior. A imensa lua metálica é dominada por alguma inteligência sádica, cujo objetivo parece ser torturar seus prisioneiros física e psicologicamente. Em meio a esse cenário de horror, um grupo de resgate vai tentar invadir Akroselis e libertar alguns prisioneiros.


BRATV 180921 - A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro


banner full starhome1345x265 - A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro


Predador Alfa

Rogério Pietro - autor Predador Alfa

Predador Alfa é uma ficção científica de 730 páginas. Nela, os caçadores interplanetários são os personagens principais. A aventura se passa no Século 37, quando a Terra foi abandonada pelos terráqueos depois de ter sido devastada pela atividade humana. Os colonizadores dos novos mundos estabeleceram a lei de que nenhum animal jamais seria confinado para o abate, e que apenas a carne de animais caçados seria permitida. Surge assim a classe dos caçadores interplanetários, que viajam para planetas criados exclusivamente para esse fim.

O livro conta a história do torneio que vai definir quem vai ganhar o título de Caçador Supremo. Cinco jovens recém-formados pela Academia Órion de Caçadores Interplanetários vão disputar o título, e cada um deles precisa caçar um animal perigoso em um planeta com características diversas. A aventura se passa em mundos congelados, desérticos, cobertos de lava, mares profundos ou florestas intermináveis.


RUR: Robôs Universais de Rossum

RUR: Robôs Universais de Rossum - Rogério Pietro

Mais recentemente, o autor traduziu nada menos do que a obra de ficção científica onde a palavra “Robô” foi criada. O clássico RUR: Robôs Universais de Rossum, publicado em 1920 e escrito por Karel Čapek, foi uma peça de teatro de ficção científica que fez um enorme sucesso em seu lançamento, o que garantiu que a palavra recém-criada ganhasse o mundo em diversos idiomas. Agora em 2020, quando se comemora o centenário da publicação de RUR, Rogério Pietro e a Editora Madrepérola lançaram um financiamento coletivo da obra, que ultrapassou 200% de apoio e garantiu a sua publicação em 2021.

Além de uma tradução inédita de RUR diretamente do tcheco, o autor também escreveu uma adaptação da obra na forma de romance, ampliando as possibilidades de leitura para todos os gostos. Devemos lembrar que RUR é um clássico que influenciou outros autores famosos, como Thea von Harbou, autora alemã de Metrópolis (1925), Isaac Asimov, que escreveu o fundamental Eu, Robô (1950), Philip. K. Dick, que usou RUR como base para criar Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (1968). Mesmo assim, nem todos conhecem RUR, e a causa disso é o fato de a obra ser uma peça de teatro.

Esta nova edição de RUR coloca a ficção científica brasileira ainda mais em evidência, já que a adaptação para o romance é inédita no mundo. Ela pode popularizar o clássico de 1920, tirando-o da sombra e colocando-o em lugar de destaque entre os grandes influenciadores da ficção científica.

Como se vê, RUR agora pode voltar ao palco dos grandes influenciadores da cultura, graças à ficção científica brasileira.


autor rogerio pietro livros ficcao cientifica - A nova ficção científica brasileira por Rogério Pietro

Para conhecer mais do trabalho do escritor Rogério Pietro:
acesse o seu blog: https://rogeriopietro.wordpress.com/
Ou siga-o no Instagram: autor.r.pietro

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 5 / 5. Contagem de voto(s): 2

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

Review de Filmes e Séries