Escolha uma Página

A verdadeira razão pela qual a DC mudou o visual dos seus heróis

por | jan 1, 2019 | Notícias

SUPERMAN

A verdadeira razão pela qual a DC mudou o visual dos seus heróis

por | jan 1, 2019 | Notícias

583
5
(1)

Trazer uma pessoa fantasiada para a tela é sempre um desafio, não importa em qual herói ou vilão você esteja trabalhando. Você mantém o traje clássico e espera que seu ator não se pareça com um rejeitado da Comic-Con? Você redesenha a coisa toda e adiciona um monte de escamas de peixe, potencialmente irritando todos os fãs no processo? Com tantos personagens clássicos, as ambições de ação ao vivo da DC Comics tiveram que lidar com essa questão dezenas de vezes, desde adaptações cinematográficas de grande orçamento a supermodernas que têm que enfrentar produções de TV semana após semana. Goste deles ou não, há muitas boas razões para a DC ter mudado a aparência de seus heróis: Superman, Aquaman, Gavião, Mulher Gavião, Canário Negro, Mulher Maravilha e Flash.

Superman

SUPERMAN

Quando chegou a hora de trazer uma nova versão do Superman para as salas de cinema em 2013, Man of Steel, a empresa-mãe da DC Comics, Warner Bros., teve um enigma. Como podemos fazer uma fantasia que foi modelada pela primeira vez depois que um homem forte do circo – um trabalho que literalmente não é mais uma coisa – fica bem no século 21? O terno de Brandon Routh, de Superman Returns, de 2006, foi uma tentativa nobre de atualizar a roupa de Christopher Reeve, perfeita para quadrinhos, mas apenas adotou o visual clássico e diminuiu o brilho. O resultado foi … bem chato, uma nota de rodapé esquecível que não conseguiu reiniciar a franquia do Superman.

Digite Christopher Nolan e Zack Snyder, que tentaram fazer pelo Superman o que eles acabaram de fazer pelo Batman de Christian Bale. O novo Superman, interpretado por Henry Cavill, precisaria ser realista e convincente, mas também memorável. O resultado foi uma armadura texturizada, um logotipo ousado, e – infelizmente – nenhuma roupa vermelha brilhante no lado de fora. Claro, Cavill no antigo traje do Super-Homem pareceria inegavelmente clássico. Ninguém se queixaria das cores azuis e vermelhas brilhantes, ou do penteado old-school. Mas este Super-Homem seria apenas uma imitação e não uma novidade própria. Ao abandonar os antigos segmentos, o Superman do DCEU é inegavelmente novo e diferente. É assim que você inicia uma franquia.

Aquaman

AQUAMAN

Desculpe, Aqua-fans, mas não há maneira fácil de dizer isso: Aquaman parece um grande idiota submarino. Aquela camisa laranja, aquelas calças e luvas verdes, e aquele grande cinturão amarelo com o A sobre ele – yikes. E confira o cabelo – Aquaman parece que ele foi até o barbeiro submarino mais próximo com uma foto do Superman e, apontando para ele, disse: “Faça-me parecer assim.”

A explicação em quadrinhos para o senso de moda de Aquaman é que ele não está usando uma camiseta laranja – na verdade, é uma camisa feita de cota de malha dourada de alta densidade. Não importa que o ouro é realmente um metal muito macio e é uma escolha idiota para a armadura. A verdadeira razão pela qual ele usa laranja? Então ele parecerá um peixinho dourado e loiro.

Acredite ou não, Aquaman realmente apareceu em live-action algumas vezes antes de Jason Momoa assumir o papel em Dawn of Justice. De volta durante as dez temporadas de Smallville, os showrunners encontraram uma ótima maneira de adaptar o traje bobo de Aquaman para a TV: eles o escreveram como nadador da Universidade de Miami, onde as cores da escola são laranja e verde. E quando a CW filmou o piloto de unaired para seu spin-off de Smallville, chamado simplesmente de Aquaman, eles simplesmente colocaram o ator Justin Hartley em um par de jeans e disseram-lhe para tirar a camisa. Onde está sua cota de malha de ouro agora?

Por isso, não é de surpreender que, em vez de tentar fazer com que o Momoa pareça o clássico Aquaman, os designers da Warner Bros. decidiram canalizar seu visual mais moderno e arrojado em meados dos anos 90. Aquele Aquaman tinha cabelos compridos, uma barba desarrumada e algumas armaduras de prata, tudo isso parece estar na mistura para a versão DCEU do herói. Coisa boa. É difícil imaginar que o sucesso cinematográfico viria dando a Khal Drogo um cabelo curto e loiro, uma camisa laranja brilhante e aquele cinturão.

Em vez disso, o novo Aquaman parece um badass atlante, pronto para esfaquear os caras maus com um peixe-espada. Como uma nota lateral, vamos todos concordar agora que o filme do Aquaman deve mostrar que ele está esfaqueando os caras maus com um peixe-espada, ok?


banner full amazon1345x265 - A verdadeira razão pela qual a DC mudou o visual dos seus heróis

Gavião

Hawkman

O design original do Hawkman apenas grita “primeiro rascunho”. É quase como se alguém invadisse o estúdio de um artista cansado e dissesse: “rápido, eu preciso de um super-herói chamado Hawkman! Get drawing!” E assim o artista pensou por um segundo, então desenhou um cara sem camisa com um par de asas e um chapéu com mais asas – e um bico real jogado em boa medida. Boom: hawk plus man equivale a Hawkman.

Surpreendentemente, quando Smallville decidiu fazer a primeira versão live-action de Hawkman, os showrunners ficaram bem próximos do design original dos quadrinhos, embora tenham tomado a sábia decisão de dar a ele alguma blindagem em cima, para uma proteção adicional, como, o que quer que seja, Hawkman luta. Pequenos roedores? Tanto faz.

De qualquer forma, Hawkman voltou para ajudar a dar o pontapé inicial na série Legends of Tomorrow da CW, e desta vez, os designers decidiram fazê-lo parecer menos estúpido – se eles tivessem ido com o visual clássico de quadrinhos, esse show teria sido cancelado de verdade bem rápido. Você assiste a um show em que um dos super-heróis literalmente usa uma cabeça de pássaro oco no topo de sua própria cabeça?

Tudo bem. Talvez você faria. Talvez isso possa realmente ser o maior show já criado. Na verdade, podemos fazer isso acontecer? David Lynch pode estar envolvido de alguma forma?

Mulher Gavião

MULHER GAVIÃO - Hawkgirl

A primeira introdução de Hawkgirl aos quadrinhos veio logo após a de Hawkman – e seu traje original era, basicamente, idêntico ao de Hawkman. A maior diferença é que, em vez de ficar sem camisa, a Hawkgirl sabiamente usava um biquíni. E como os quadrinhos já provaram repetidamente, não há nada melhor para usar na batalha do que um biquíni.

Com o passar do tempo, no entanto, os artistas de quadrinhos, com sabedoria, atualizaram continuamente seu visual para ajudá-la a parecer mais diferente de sua contraparte masculina. Na verdade, com um headpiece exclusivo e uma roupa inteligentemente projetada, Hawkgirl conseguiu enganar Hawkman completamente, tornando-se um dos heróis líderes nos animados shows da Liga da Justiça, e permanecendo como membro regular do Legends of Tomorrow. Mas, por melhor que seu design se tornasse nos quadrinhos, o departamento de figurinos da CW sabiamente evitou os elementos mais clássicos de sua roupa, fazendo-a parecer uma guerreira que viajava no tempo e estava pronta para a batalha. Foi-se o top e o capacete de cores vivas. Essas coisas podem funcionar muito bem no papel, mas no filme – não tanto.

Canário Negro

CANÁRIO NEGRO

Vamos dizer que você é uma guerreira tentando impressionar os malvados. Você vê caras como Lanterna Verde e o Flash, perambulando por meias coloridas e chapéus estranhos, e você pensa: “Nah. Vou usar meias arrastão e uma jaqueta de couro. Por motivos.”

Isso é mais ou menos o processo de pensamento que possuía Black Canary, que fez sua estréia em quadrinhos em 1947 em apenas tal roupa. Ao longo dos anos, o visual dela foi mais ou menos tocado neste tema de diferentes maneiras, com alguns conjuntos mais tradicionalmente super-heróicos sendo lançados na década de 1980. Mas no geral, tem sido uma mistura saudável de couro e meia arrastão.

Felizmente, quando os produtores de Arrow decidiram trazer a Black Canary para o mundo televisivo, decidiram de bom grado abandonar as meias em favor de uma peça de couro orientada para o combate, e colocar uma máscara no rosto para ajudar a esconder sua identidade – que tem mais em comum com sua primeira aparição em quadrinhos do que a maioria dos looks que usava depois. Se eles tivessem ido com a costumeira versão de quadrinhos do herói, Black Canary simplesmente colocaria uma peruca loira e uma blusa decotada para distrair seus inimigos. Essa não é realmente a melhor estratégia quando se trata de combater o crime – embora definitivamente pareça estar funcionando para Nicki Minaj, então é algo.

Mulher maravilha

MULHER MARAVILHA

Se há uma coisa na qual praticamente todo mundo pode concordar, é que uma das melhores partes de Batman v Superman foi a revelação da Mulher Maravilha no cinema. Um dos pilares dos quadrinhos e da cultura pop desde a década de 1940, Wonder Woman é provavelmente um dos super-heróis mais conhecidos de todos os tempos, completando a “trindade” da DC Comics, junto com Superman e Batman. E isso é ainda mais impressionante, considerando que, durante a maior parte de sua existência, ela usou uma roupa com calcinhas estampadas com estrelas.

Para um personagem que traça suas origens de volta à mitologia grega, a Mulher Maravilha parece ter um estranho fetiche americano. Naturalmente, desde que ela foi criada durante o auge do patriotismo americano em 1941, não é muito surpreendente ver sua roupa de vermelho-branco e azul no lugar desde o início. Mas com o passar do tempo, as roupas que cobriam as mulheres da Mulher-Maravilha ficaram mais curtas, mais apertadas e mais vistosas. Ótimo para as vendas de quadrinhos – mas as tangas geralmente não estão no topo da lista de acessórios comprovados de combate ao crime.

Felizmente, o designer da roupa Wonder Woman de Gal Gadot sabia que, quando você diz ser um guerreiro amazonense, é melhor ter o equipamento para provar isso. A Mulher-Maravilha cinematográfica é coberta por uma armadura de aparência escorregadia que se apropria da aparência original do traje, mas faz com que pareça maravilhoso.

O fato de que Gal Gadot é um ex-modelo de moda significa que é seu trabalho fazer roupas parecerem boas, não importa o quão ridículas sejam. Mas até ela ficaria impotente diante de uma fantasia mais comics. Spandex vermelho brilhante, uma grande tiara de ouro e aquelas malditas calcinhas de lantejoulas estampadas no lado de fora – essa é uma aparência difícil de tirar, não importa quem você seja – a menos que você seja Lynda Carter, é claro.

Flash (DCEU)

FLASH

Para a maioria dos heróis discutidos neste artigo, as mudanças feitas pela DC e pela Warner Bros. para adaptar seus personagens para atores ao vivo faziam sentido. Afinal de contas, as meias são tipicamente o domínio de ginastas, dançarinos e competidores no American Ninja Warrior. Mas verdadeiros combatentes do crime – como, digamos, policiais e soldados – geralmente procuram proteger seus corpos de danos com acolchoamento e armaduras de algum tipo. E assim, fazer versões de filmes e programas de TV de personagens de histórias em quadrinhos parecerem melhor equipados para parar o dano faz sentido … até chegar ao Flash.

O traje do Flash – o da Era de Prata, que apareceu pela primeira vez na década de 1950 – é quase perfeito em todos os sentidos. Ele é o único personagem para quem o tecido apertado faz sentido, e vermelho brilhante com salpicos de raios amarelos diz tudo o que você precisa saber sobre ele. Ele é rápido. Você sabe, como um raio!

Então é um pouco estranho olhar para a roupa que foi projetada para a visão de Ezra Miller no Scarlet Speedster. Como seus compatriotas DCEU, ele está vestido com uma armadura pronta para a batalha, apesar de que até vermos mais dele em ação, não saberemos o que mais os aparelhos de alta tecnologia farão. E a nova roupa faz sentido quando comparada com o resto da Liga da Justiça: ao lado de Batman, Mulher Maravilha e Cyborg, o Flash ficaria muito estranho em sua elastano vermelha justa. O visual blindado faz sentido para o mundo que a Warner Bros. construiu, por isso esperamos ter uma idéia dos benefícios que a armadura do Flash irá fornecer a ele.

Mas ainda assim … vamos lá, cara. Essa armadura tem que te pesar, certo? O Flash corre rápido! E a última vez que a ciência ofereceu uma opinião sobre o assunto, adicionar mais peso a algo geralmente faz com que as coisas rápidas sejam mais lentas.

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 5 / 5. Contagem de voto(s): 1

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Review de Filmes e Séries

Diversão: Quizes e Puzzles