Muitos estavam torcendo para Steve e Robin ficarem juntos nesta temporada. Em um dos episódio, Robin, Maya Hawke, na base dos Russos, confessa que tinha ciúmes de Steve! Mas isso foi o inicio da declaração de Robin à Steve.
Em uma outra cena em que Steve e Robin estão no banheiro tendo uma conversa sincera, Robin declara que tinha ciúmes de Steve no ensino médio porque a garota de que ela gostava só tinha olhos para ele e Steve finalmente entende que Robin era gay!
Maya Hawke disse que aos poucos foram alinhando essa perspectiva do casal durante as filmagens e parece que foi a decisão acertada e mais óbvia.
Em entrevista à Variety, Maya disse que a decisão sobre a orientação sexual da personagem foi feita quase na metade da temporada:
“Os irmãos Duffer, Shawn Levy e eu conversamos muito nas gravações e durante os episódios 4 e 5 tomamos a decisão final. Foi uma conversa colaborativa e fico muito, muito feliz por ter acontecido dessa forma.”
“Durante as filmagens, começamos a sentir que ela e Steve não deveriam ficar juntos e que ela é gay. Mesmo quando eu volto e assisto a episódios anteriores, parece a decisão mais óbvia de todas”
Maya ainda comentou:
“Às vezes podemos ter empatia por pessoas na tela que normalmente não teríamos empatia na vida real. Se eu posso esperar por qualquer coisa, é isso. Talvez algumas pessoas tenham se apaixonado por Robin e isso as tenha ajudado a se apaixonar por garotas que amam garotas e garotos que amam garotos”.
Maya acredita que a história de Robin tenha feito a diferença e também que a amizade com Steve era totalmente genuína e ele respeita totalmente a sexualidade dela:
“Espero que o fato das pessoas se apaixonarem pela Robin as ajude a se apaixonar também por meninas que amam meninas e meninos que amam meninos.“
Assista aos melhores momentos de Robin e Steve… faltou a cena do cinema