O ator holandês Rutger Hauer, mais conhecido principalmente por interpretar o replicante Roy Batty em Blade Runner O Caçador de Androides, morreu aos 75 anos de idade.
Em uma nota a Variety, seu agente Steve Kenis informou que Hauer faleceu no último dia 19 de junho em sua casa na Holanda. Rutger Hauer estava doente mas não foi informado maiores informações. O funeral de Hauer foi hoje, dia 24 de julho.
Em Blade Runner, dirigido por Ridley Scott, Rutger Hauer interpretou Roy Batty, líder de um grupo de replicantes (clones) que retornam à Terra em busca da cura para longevidade mas são caçados por Rick Deckard, interpretado por Harrison Ford, um policial cuja missão era remover os replicantes.
Os replicantes eram “fabricados” para durarem apenas 4 anos e suas atividades eram para atuarem em guerras, mineração, colonização, trabalhos pesados e várias atividades fora da Terra, além de serem usados para entretenimento sexual.
Roy juntamente com Pris, Daryl Hannah, outra replicante da versão Nexus 6, vão em busca do “criador” dos replicantes para obterem a cura do limite de 4 anos de vida.
Ainda em Blade Runner, Roy Batty, interpretado por Rutger Hauer, ficou conhecido por seu monólogo enquanto sua vida se esvai:
“Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.”
Apesar de toda repercussão de Blade Runner, o filme de ficção científica dirigido por Ridley Scott não foi bem nas bilheterias na época, mas com o passar dos anos ganhou status de cult.
Outro filme que vale destacar é “O Feitiço de Áquila“, de 1985, longa de fantasia de Richard Donner. Hauer e Michelle Pfeiffer viviam um casal Navarre e Isabeau amaldiçoados pelo bispo de Áquila, enquanto ela se transformava em um gavião durante o dia, ele virava um lobo durante a noite, condenando-os a nunca estarem juntos como humanos.
Filmografia de Rutger Hauer, atuando em seis décadas na televisão e no cinema, em mais de 170 produções, destacam-se:
- Soldado de Laranja, épico de guerra lançado em 1977 do diretor Paul Verhoeven
- Sem controle (1980) do diretor Paul Verhoeven
- Falcões da Noite, de 1981, ele fez um psicopata terrorista perseguido por Sylvester Stallone
- Blade Runner (1982), atuando com Harrison Ford e dirigido por Ridley Scott
- O feitiço de Áquila (1985)
- A Morte Pede Carona (1986)
- Fúria Cega (1989)
- Buffy, A Caça-Vampiros (1992)
- Confissões de Uma Mente Perigosa (2002)
- Sin City: A Cidade do Pecado (2005)
- Batman Begins (2005)
- Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017)
Na TV, Hauer apareceu em séries como Alias: Codinome Perigo, Smallville: As Aventuras do Superboy, True Blood e The Last Kingdom.
Em 2007, Rutger Hauer lançou sua autobiografia ” All Those Moments: Stories of Heroes, Villains, Replicants, and Blade Runners“.
Além ator, diretor e produtor, Rutger Hauer também exercia trabalhos como ativista social, além de fundador da Starfish Association, organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre o HIV/Aids e ao suporte de pessoas portadoras do vírus, em especial, gestantes e crianças.