Escolha uma Página

PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

por | jun 3, 2021 | Notícias, Tecnologia

PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

por | jun 3, 2021 | Notícias, Tecnologia

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

190
5
(1)

PORTAL: Uma ponte visual conectando Lituânia à Polônia

No dia 26 de maio, a cidade Vilnius na Lituânia e a cidade Lublin na Polônia, se tornaram as duas primeiras cidades a se conectar através do PORTAL. Esta ponte visual, é um acelerador da comunidade da nova onda, com o objetivo de aproximar pessoas de diferentes culturas e incentivá-los a repensar o sentimento e o significado da unidade.



Com um visual parecido com o portal do filme Stargate, de Roland Emmerich, com James Spader e Kurt Russell, a empresa tem planos futuros para PORTALS conectando várias cidades ao redor do mundo.

Pela primeira vez, diferentes países, cidades e seus habitantes têm uma maneira de se conectar em tempo real. PORTAL é um convite para expandir nosso círculo de compaixão, para experimentar diferentes culturas e abraçar o mundo ao seu redor.

portal tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficcao cientifica - PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

PORTAL traz uma nova abordagem para a unidade, especialmente importante em tempos como estes, quando estamos sendo separados por narrativas e ideias polarizadoras extremamente virais.


PORTAL LUBLIN / POLÔNIA


Como autor e iniciador do projeto, a Fundação Benediktas Gylys, sediada em Vilnius, afirma que é hora de transcender o sentimento de separação e se tornar os pioneiros de um planeta unido.


PORTAL VILNIUS / LITUÂNIA


“A humanidade está enfrentando muitos desafios potencialmente mortais, seja polarização social, mudança climática ou questões econômicas. Embora, se olharmos de perto, não é a falta de cientistas, ativistas ou líderes brilhantes, conhecimento ou tecnologia que causa esses desafios. É tribalismo, falta de empatia e uma percepção isolada do mundo, que muitas vezes se limita às nossas fronteiras nacionais. É por isso que decidimos dar vida à ideia de PORTAL – é uma ponte para a unidade, um convite para superar os preconceitos, acima das desavenças que pertencem ao passado, é um convite para superar a ilusão de nós e deles”, diz Benediktas Gylys, presidente da Fundação Benediktas Gylys e autor da ideia do PORTAL .

Ringaile Papartyte, Diretora Executiva da Fundação Benediktas Gylys, observa que demorou 5 anos para a equipe do projeto finalmente chegar aos primeiros destinos do PORTAL e estão extremamente gratos a Lublin pela bravura de se tornar a primeira cidade parceira e também o pioneiro da unidade.

“O PORTAL nos lembra que não devemos permitir que a pandemia suspenda os contatos entre vizinhos, prejudique a solidariedade e a cooperação internacional. Queremos voltar a uma cooperação direta entre escolas, instituições culturais, autoridades locais de Vilnius e outras cidades europeias parceiras o mais rapidamente possível. Ao participar do projeto, queremos relembrar e enfatizar o papel histórico das cidades na construção de um espaço de liberdade e tolerância”, afirma Krzysztof Stanowski, Diretor do Centro de Cooperação Internacional, ex-Vice-Ministro das Relações Exteriores da República da Polônia.


BRATV 180921 - PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica


banner full starhome1345x265 - PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

Parte da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas (VILNIUS TEC) LinkMenų fabrikas, o coração técnico do projeto, escolheu o círculo, um símbolo de ficção científica conhecido e reconhecido para esta “ponte” visual. Semelhante à roda do tempo, o PORTAL permite que uma pessoa “viaje” e experimente a realidade do outro lado desta “ponte”. A forma, o design minimalista e a estética do PORTAL moldam a imagem de uma cidade do futuro.

“O PORTAL desde o início foi um projeto impressionante e emocionante. Desde a ideia inicial até a criação de uma ponte interativa conectando cidades, foi uma tarefa complexa que exigiu diferentes conhecimentos e tecnologias. Do design, modelagem 3D ao desenvolvimento de conteúdo digital e desafios logísticos – um projeto como este requer uma equipe ampla e multifuncional. Quando diversas pessoas conseguem trabalhar juntas e alcançar a sincronia – então, esses projetos significativos nascem. E este é apenas mais um exemplo do que o povo unido pode alcançar”, diz Adas Meskenas, diretor do centro de criatividade e inovação VILNIUS TECH‘ LinkMenų fabrikas ’.

O projeto não é simples, os organizadores planejam conectar o mundo por dezenas de PORTALS em um futuro próximo. O objetivo é envolver as comunidades e incentivar um movimento público que criaria experiências sociais, reações inesperadas e, o mais importante – a unidade de diferentes culturas e seu povo no longo prazo.


Sobre a equipe do PORTAL

Desde 2013, a Fundação Benediktas Gylys, sediada na Lituânia, dá vida a projetos de apoio à ciência, inovação e criatividade.
Parte da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas (VGTU) LinkMenų fabrikas é um centro de criatividade e inovação que reúne uma equipe de verdadeiros fabricantes lituanos.
O projeto é parcialmente financiado pelo Município de Vilnius.
Município da cidade de Lublin.
Centro de iniciativas criativas interculturais Crossroads.

Mais sobre o PORTAL:
web: www.portalcities.org


PORTAL | Tecnologia futurista conecta pessoas entre duas cidade em tempo real no estilo de ficção científica

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 5 / 5. Contagem de voto(s): 1

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

Review de Filmes e Séries