Escolha uma Página
O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

por | out 27, 2022 | Notícias, Review, Séries

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

4.3
(10)

Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro episódio Lote 36 com Spoilers

O primeiro episódio do Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro, Lote 36, foi escrito por Regina Corrado e dirigido por Guillermo Navarro. Em Lote 36, acompanhamos o personagem Nick Appleton, interpretado por Tim Blake Nelson, que compra uma unidade de armazenamento cheia de itens enigmáticos para vender a fim de pagar sua dívida, mas rapidamente se vê em um cenário perigoso e desesperado.

O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36, com Tim Blake Nelson, da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

No Início do episódio, nosso anfitrião da série, Guilherme Del Toro, nos apresenta o universo de O Gabinete de Cuiriosidades, e em seguida somos convidados a conhecer o episódio LOTE 36, de Guillermo Navarro.



LOTE 36 começa com o interior de uma casa onde um homem velho está se alimentando com a TV ligada apresentando o noticiário sobre a guerra do Iraque. O homem velho se levanta e, como se tivesse um horário a ser cumprido, vai até uma mesa, coloca seu avental, coloca um molhe de chaver com o chaveiro escrito 36, e inicia o desmembramento de um animal, que aparentemente ser de um gato. Entretanto sua tarefa é interrompida por um infarto fulminante, culminando em sua morte.

Nick Appleton, interpretado por Tim Blake Nelson, veterano militar que teve uma vida dura e sente que merece algo melhor da vida. Nick chega até um local onde ocorrem leilões de stands de armazenamento, semelhantes a containers, que é administrado por Eddie, interpretado por Demetrius Grosse. Após vencer ao leilão, arrematando Lote 36, por 400 dólares, Nick vai até a sala de Eddie onde faz uma ligação para o agiota Tommy, que lhe deve dinheiro.

Antes de entregar a chave para Nick, Eddie lhe mostra um vídeo de câmera de segurança do local onde é possível ver o antigo dono do Lote 36, proprietário desde de 1945, entrando todos os dias com uma sacola e ficando 1h30 (90min), mas de uma forma estranha, dando três pulinhos pra entrar e três ao sair, com uma sacola esvaziada. apesar de ter despertado a curiosidade de Nick, o mesmo não deu importância ao fato.

O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

Ao sair do escritório de Eddie, Nick passa por uma mulher chamada Amélia, interpretada por Elpidia Carrillo ( personagem Anna de Predador de 1987 com Arnold Schwarzenegger), que se dirige até Eddie para fazer o pagamento de 2 meses de atraso do Lote 36. Amélia é informada pelo Eddie que o Lote 36 foi leiloado devido o atrasa da mensalidade e orientou que falasse com Nick que havia adquirido o Lote 36.



Amélia conversa com Nick e explica que que a unidade arrematada foi comprada por engano e que era de sua família. Amélia, e ela pede para procurar no lote qualquer um dos itens de sua família como fotos dos filhos,cartas dos pais, etc, mas é rejeitada por Nick, que só permitiria sua entrada se ela lhe pagasse 1.000 dólares. Para piorar e humilhar Nick dá para Amélia o cadeado do Lote 36, dizendo que ela só tinha direito a isto.

Nick vai até ao depósito, Lote 36, e começa a revirar as coisas no intuito de achar algo de valor em seu interior, mas é interrompido pela luz do corredor desligando. Nick vai até Eddie que está fazendo uma manutenção em um dos lotes do armazém. Na conversa Nick reclama que seu Lote é menor do que está passando pela manutenção. Eddie informa que nada ali é padronizado, sugerindo que os lotes podem ter tamanhos diferentes, pois foram feitos na década de 40 e que eram ligados uns aos outros.

O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

Eddie avisa à Nick que Amélia é uma boa pessoa e que ainda está esperando por ele pra ver se consegue acesso ao Lote 36, mas Nick se enfurece e reclama da própria sorte alegando que está na hora dele ser recompensado pela vida que teve.

Nick começa a esvaziar o depósito que adquiriu e se desfazer das coisa que ele julga sem valor, e mais uma vez as luzes do corredor se apagam, tendo que ser reacesas girando o timer do interruptor. Ao retornar ao Lote 36, Nick encontra um candelabro e um álbum de fotos antigas. No álbum de fotos demos a foto de Dottie criança e sua mãe Adeline. Na página seguinte vemos as fotos de um soldado e seu pelotão na segunda guerra mundial, e dos eventos de Munique e Viena de 1938

Em seguida Nick guarda o candelabro em sua bolsa. Buscando entrar outros itens de valor, Nick encontra um adorno trançado em uma espécie de quadro. Em seguida ele descobre duas cadeiras e do nada uma mesa com um pentagrama rola na sua frente. Nick vê valor nesses itens e leva o candelabro, o quadro com o adorno, as duas cadeiras a a mesa circular com o pentagrama, para sua camionete.

Ao chegar em sua camionete, Nick é confrontado pelo capanga do agiota Tommy, que quebra os vidros da camionete e lhe dá um murro, avisando que sua dívida é de 12000 dólares a serem pagos no dia seguinte. Ao avaliar o estrago em sua camionete, Nick percebe que Amélia o está observando e a pede que saia dali.

Nick retorna ao escritório do depósito para se medicar da pancada na cabeça e encontra com Eddie. Nick comenta que tem itens de valor que precisam ser avaliados, então Eddie o indica a loja da Agatha.

.Então, Nick se dirige até a loja da Agatha tarde da noite para avaliar os itens encontrados, o que desperta imediatamente o interesse de Agatha pelos objetos. Após avaliar o candelabro, Agatha passa a analisar a mesa com o pentagrama, e a identifica como sendo uma mesa utilizada em sessões espíritas. Observando mais detalhadamente, como se a conhecesse, Agatha desliza sua mão pela mesa e aciona um compartimento da mesa que se abre contendo 3 livros. Os livros encontrados, cada um possui um nome em latim:

  • Liber Primus, Daemonia
  • Liber Secundus, Symvolia
  • Liber Tertius, Perilipsi

em tradução literal para o português seriam:

  • O primeiro livro, Demonia
  • O Segundo Livro, Símbolos
  • Livro III, Perilipsis

Diante da revelação, Nick entende que os livros possuem algum valor de venda e pergunta a Agatha o quanto ele pode receber por eles. Agatha diz a Nick que vai entrar em contato com Roland, interpretado por Sebastian Roche, especialista em livros de ocultismo. Antes de entrar em copntato com Roland, Nick mostra o ultimo item do Lote 36, o ornamento em um quadro. Ao ver tal objeto, Agatha se encanta ao reconhecê-lo imediatamente, tendo já visto parecidos por diversas vezes, se tratando de um ornamento feito por cabelos humanos, advertindo se tratar de uma peça bem frágil.

Roland imediatamente se deslocou para a loja da Agatha. Chegando, Roland é apresentado a Nick e passa a analisar a mesa com o pentagrama, informando que se trata de uma mesa de sessão espírita oriunda da Austria do século 19, feita de madeira cedro branco e sândalo, com um tom avermelhado na superfície devido ao tratamento peculiar para facilitar a conjuração de uma entidade, sugerindo que o que foi aplicado, para dar o tom avermelhado, seja sangue humano.

Nick então mostra os três livros, que estavam no compartimento da mesa, para Roland, que se mostra surpreso em estar diante de tal raridades, porém Roland questionou se Nick tinha encontrado um quarto livro no Lote 36. Rolanda avalia os três livros em 10.000 dólares, mas se tivesse o quarto livro, em leilão, poderiam chegar em mais de 300.000 dólares.

Roland comenta que o quarto livro é o mais raro, sendo chamado de Liber Quartus, Sacramentum (Livro quatro, Sacramentum), sendo o volume mais desejável pelos estudiosos em ocultismo, considerado quase uma lenda. Roland explica que o quarto livro é cheio de símbolos e feitiços para prender um demônio, para deixá-lo preso à Terra. O fato do quarto livro ser o mais raro é que ele queima no final do ritual, tornando o demônio como provedor de favores. Porém uma vez preso, o demônio não pode ser traído, e caso isso ocorra, o tornará incapaz de cobrar sua dívida aos favores oferecidos.

Roland paga pelo candelabro, as cadeiras, a mesa e a grirlanda feita de cabelos humanos, que a presenteia à Agatha. Roland comenta que se encontrarem o quarto livro, dará um cheque de 300.000 dólares à Nick. Então, ganancioso, Nick leva Roland ao depósito para tentarem encontrar o quarto livro.





O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

No caminho para o depósito, Roland revela que conhecia os antigos proprietários do Lote 36, sendo pertencente e uma família rica, cujo patriarca se chamava Wolmar, nativos austríacos que fizeram sua fortuna fabricando metal para tanques do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. A família deixou a Áustria e mudou-se para os Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial. Mas o Sr. Wolmar desperdiçou a riqueza em jogos de azar, trazendo vergonha para a família. Roland comenta que Wolmar era um homem doentio, e que frequentava círculos ocultistas em Berlim e Viena. Wolmar chegou a invocou uma entidade e ofereceu sua própria irmã, Dottie Wolmar, como receptáculo para a entidade ocupar. Desde então sua irmã nunca mais foi vista em público.

Nick e Roland chegam ao depósito e antes de entrar no Lote 36, Roland tira o candelabro e fala que se encontrarem o quarto livro, a luz do candelabro vai protegê-los do mal, mas Nick se mostra totalmente descrente. Nick e Roland entram no Lote 36 e procuram o quarto livro. Crente, Roland prepara as velas a serem colocadas no candelabro. Durante a procura do livro, novamente a luz do corredor se apaga, obrigando Nick girar o timer que acende as luzes do corredor.

Nick separa algumas coisas para levar pra fora do depósito mas parece estar perdido nos corredores. Enquanto isso, Roland, na tentativa de encontrar o quarto livro, acha um jornal antigo com a matéria sobre o desaparecimento de Dottie Wolmar.

Nick encontra a saída do depósito e joga várias coisas do Lote 36 na lixeira, sem se dar conta que está sendo observado por Amélia, que não saiu de perto do depósito desde do seu encontro com Nick. Amélia se comporta como se estivesse esperando que algo fosse acontecer no Lote 36.

Procurando pelo quarto livro, Nick e Roland se deparam com uma parece oca trancada por um cadeado antigo, que é destravado por Nick. A passagem leva à um compartimento secreto dentro do Lote 36, que quando aberto exalou um cheio peculiar, que Roland o chama de eflúvio, que diferente do odor, é uma espécie de emanação que se exala do corpo dos humanos e dos animais. Roland rapidamente prepara as velas no candelabro e as acende para se protegerem do está por vir neste compartimento.

Ao adentrarem no corredor da câmara, Roland alerta a Nick para não tocar em nada e não dizer nada, e se encontrarem algo sobrenatural não fazer contato visual e nem lhe dirigir a palavra, pois caso ele não siga essas regras, a entidade sentirá a escuridão de sua alma, despertando sua fome voraz. Nick por sua vez ignora o aviso por completo.

Passando pelo corredor, eles notam que as paredes estão repletas folhas de papel com escritos, como se fossem páginas de livros, e vários crucifixos, além do cheiro estar mais forte conforme vão avançando. No final do corredor Nick e Roland se deparam com a cena dantesca, com o corpo de Dottie Wolmar deitado sob um circulo de invocação, com o cabelo fundido ao chão, onde é possível ver o demônio que a possuiu usando seu rosto como porta de entrada para o mundo terreno. Nesta mesma câmara é encontrado o quarto livro, Liber Quartus, Sacramentum.

Ao ver o quarto livro, Nick ignora os avisos de Roland e avança para pegá-lo, rompendo o círculo de invocação pisando sobre ele. Imediatamente as chamas do candelabro aumentam e o demônio, que parece ter saído de um conto do autor Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como H. P. Lovecraft, é desperto e faminto. O demônio ataca e assim que Roland é devorado pelo demônio, o livro se incendeia nas mãos de Nick, indicando que o “acordo” do ritual foi bem-sucedido.

Desesperado, Nick foge pelos corredores do depósito se perdendo mais uma vez, com a luz do corredor se apagando e tendo o demônio em seu encalço. Quando Nick encontra a porta de saída que está fechada por fora e é surpreendido por Amélia que estava do lado de fora. Suplicando, Nick pede pra Amélia destrancar a porta, mas em vez de abrir, ela mostra o cadeado que Nick deu a ela, e como forma de vingança pelos seus insultos, Amélia tranca a porta com ele. Sem alternativa, Nick corre para tentar achar outra saída mas dá de cara com o demônio que o devora.

No final, a ignorância, o egoísmo e o fanatismo de Nick foram o que o matou. Ele poderia ter ido embora com o dinheiro que recebeu de Roland, ou ter permitido que Amélia entrasse no Lote 36 e pegasse o que queria..


Roland, você conhecia a família de Dottie Wolmar?
Seu conhecimento da história da família Wolmar, habilidade esotérica e sotaque indicam que ele poderia tê-los conhecido pessoalmente. O fato de Roland ser especialista em livros de ocultismo, e que o Sr. Wolmar morava perto, sugere fortemente que ele conhecia a família Wolmar há muito tempo e estava de olho neles, mas manteve distância por medo de entrar em contato com alguém tão perigoso quanto o Sr. Wolmar. Outra possibilidade é que Roland era obcecado pela história da família Wolmar, tornando tão envolvido, que quando viu o demônio no corpo de Dottie, achou que ainda existiria algum vestígio dela na criatura e não fugiu.

Roland estava ciente da ameaça representada pelo corpo possuído de Dottie, mas esse conhecimento era insuficiente para fazê-lo fugir. Na verdade, a maneira como ele pronuncia o nome dela com saudade e melancolia simplesmente aumenta a impressão de que ele conhece Dottie.

Amélia estava planejando matar Nick?
Enquanto vigiava Nick no depósito, Amelia exibiu algum comportamento ameaçador, mas nada que sugerisse que ela o queria morto. Foi uma terrível ironia da parte dela trancá-lo no depósito com o mesmo cadeado que ele tinha dado a ela.

Amélia sabia da existência do compartimento secreto e o que continha ele?
No início do episódio vemos um homem cortando pedaços de um gato para dar de comer para algum animal ou criatura. Talvez o homem levava alimento ao demônio que habitava o corpo de Dottie, mas com seu falecimento, Amélia passou a exercer tal função, porém foi impedida pelo erro causado por Eddie ao ter leiloado o Lote 36. Isso se explica pelo fato de Amélia ter ficado o tempo todo em volta do depósito e talvez esperando uma oportunidade de entrar no Lote 36.

Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro episódio Lote 36 – Ficha técnica

  • Direção: Guillermo Navarro ( Padrinho do Harlem, Narcos )
  • Escrito por: Regina Corrado ( Deadwood , The Strain ), baseado em uma história original de Guillermo del Toro
  • Elenco: Tim Blake Nelson ( Watchmen, The Ballad of Buster Scruggs ), Elpidia Carrillo ( Predator, Bread and Roses, Euphoria ), Demetrius Grosse ( Fear the Walking Dead, Boon, Lovecraft Country ) e Sebastian Roché ( The Man in the High Castle, The Young Pope )
  • Enredo: Um ex-soldado intolerante (Nelson) descobre um depósito unidade com um segredo obscuro.


O Gabinete de Curiosidades | Review episódio LOTE 36 da série de terror de Guillermo del Toro na Netflix

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia