Livro de estreia de Matheus Borges transita pela ficção científica, thriller e suspense noir-cibernético
Dia 14 de maio, às 16 horas – Sessão de autógrafos e bate-papo
O roteirista e escritor Matheus Borges lança seu primeiro livro, o romance Mil Placebos pela editora Uboro Lopes. O thriller, orientado por uma perspectiva de ficção científica, apresenta uma história paranoica, intimista, violenta, porém com senso de humor.
A narrativa se concentra na trajetória do protagonista, um rapaz introspectivo e antissocial, mas de aguda percepção acerca das contradições da pós-modernidade, que cai na toca de coelho dos fóruns da internet. Quando a garota por quem é apaixonado tem um fim trágico e o administrador de seu fórum favorito desaparece misteriosamente, ele se deixa levar por impulsos investigativos que colocam em risco sua rotina e sua lucidez, para não dizer sua própria vida.
“Queria com Mil Placebos explorar os efeitos psíquicos do contato prolongado com o tráfego de informações, as relações humanas mediadas por interfaces eletrônicas, de que maneira isso se relacionava com a realidade em si”, pontua o autor.
Na apresentação, Daniel Galera observa a habilidade na estruturação do texto:
“Matheus Borges demonstra seus poderes singulares de construção psicológica, evocação de detalhes e observação atenta da nossa realidade fraturada e saturada de informação. Humor pontual com tempero absurdo, comentário social e suspense noir-cibernético se somam a uma aura de paranoia pynchoniana, sem nunca perder de vista a emoção genuína que sustenta os personagens.” E instiga: “o trocadilho deleuzeano do título revela sua incômoda sugestão: a de que as pílulas de realidade de que depende o inflado e frágil self contemporâneo jamais possam ter seu conteúdo devidamente conhecido e validado. “Verdades alternativas”, “deep fakes”, placebos.”
Mil Placebos (Uboro Lopes, 192 páginas, R$49,90, ISBN 978-65-99630-24-8) está disponível nas livrarias e pelo link bit.ly/milplacebos e na Amazon. O lançamento acontece no dia 14 de maio (sábado), às 16 horas, na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre). Além da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com Matheus Borges, Irka Barrios e Caroline Joanello no local.
Matheus Borges nasceu em Porto Alegre, 1992. É formado no curso de realização audiovisual da Unisinos e egresso da oficina literária de Luiz Antonio de Assis Brasil. Suas histórias já foram publicadas em revistas literárias no Brasil e no exterior, bem como em coletâneas e antologias. No cinema, atuou como roteirista em ‘A Colmeia’, longa metragem vencedor de cinco prêmios na edição 2021 do Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, é mestrando no programa de pós-graduação em letras da UFRGS. Mil Placebos é seu primeiro romance.
Comentário:
“Mil Placebos é um romance inventivo e eletrizante, repleto de digressões e acidez, que mergulha sem medo no vórtice dos fóruns da internet, na misantropia da nossa geração e nos ruídos e tessituras que nos contornam. Como as janelas de um navegador da internet, Matheus Borges simula o mecanismo de uma boneca russa ou de uma pasta entupida de outras pastas. Cada capítulo, parágrafo, frase, nos teletransporta para as inúmeras possibilidades do pós-moderno. Uma espécie de literatura glitch.”
Bruno Ribeiro