Escolha uma Página
Finch | Tom Hanks em jornada emocional na ficção científica Pós-Apocalíptica pela Apple TV

Finch | Tom Hanks em jornada emocional na ficção científica Pós-Apocalíptica pela Apple TV

por | dez 27, 2023 | Filmes, Notícias

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

0
(0)

Em uma Terra pós-apocalíptica, onde os destroços do mundo antigo contrastam com a esperança frágil da vida, surge “Finch”, um filme de ficção científica americano de 2021, estrelado por Tom Hanks, que transcende as barreiras do convencional. Dirigido por Miguel Sapochnik, conhecido por seu trabalho em séries como Game of Thrones, Iron Fist e Repo Men, o filme oferece uma experiência que vai além das expectativas convencionais.

Finch, interpretado por Tom Hanks, um engenheiro robótico e um dos poucos sobreviventes de um evento solar cataclísmico. Vivendo em um abrigo subterrâneo por uma década, Finch constrói um mundo próprio com seu amado cachorro, Goodyear. A história se desdobra quando ele cria um robô, Jeff, interpretado por Caleb Landry Jones, para proteger Goodyear quando ele não puder mais, pois Finch está com câncer avançado devido a exposição aos raios solares.



A jornada épica dos três personagens se desenrola em uma América desolada, repleta de desafios e humor. Finch, determinado a mostrar a Jeff a alegria de estar vivo, enfrenta não apenas os perigos do novo mundo, mas também a difícil tarefa de fazer com que Jeff e Goodyear se entendam.

O filme recebeu elogios da crítica, destacando a ternura do trio principal, chegando a ser descito como um “concurso fofo entre Finch, Jeff e Goodyear”. Tom Hanks traz ao personagem o lamento e a tristeza de Finch diante a pespectiva de morte em um mundo desolado e sem espectativa. As imagens impressionantes capturadas por Jo Willems, o diretor de fotografia, aliada a direção de Miguel Sapochnik, levo o espectador a acompanhar a jornada de Finch de forma mais verossímil.



“Finch” foi lançado na Apple TV+ em 5 de novembro de 2021. O elenco conta com Tom Hanks, Caleb Landry Jones e outros, dá vida aos personagens de forma excepcional.

“Finch” é mais do que um simples filme pós-apocalíptico; é uma jornada emocional que mergulha nas profundezas da condição humana. A combinação de uma narrativa envolvente, atuações excepcionais e uma direção magistral posiciona “Finch” como um filme que vai além das expectativas, sendo uma jóia no quesito de ficção científica, que explora a essência da humanidade em um mundo transformado.



Caleb Landry Jones como Jeef em ficção científica FINCH, com Tom Hanks
Caleb Landry Jones como Jeef

O supervisor de efeitos visuais Scott Stokdyk e sua equipe foram chamados para construir o andróide, chamado Jeff. Ele é a única outra voz no filme além de Hanks, e desenvolve uma alma.

Stokdyk fez com que o ator Caleb Landry Jones vestisse um traje especial completo com máscara, bem como elementos práticos como os braços e luvas do robô. “Usamos a mais recente tecnologia de captura de movimento que não depende de câmeras ópticas”, explica ele. “Isso nos permitiu ter sensores giroscópicos que podem ficar por baixo das roupas.” Quando os outros elementos do robô de Jeff foram adicionados posteriormente, Stokdyk poderia escolher quais seriam reais e quais seriam adicionados em CGI.



À medida que Jeff começa a aprender com Finch, ele evolui, tornando-se quase humano em seus movimentos. Stokdyk e sua equipe procuraram aspectos da atuação de Landry Jones tão sutis quanto o pequeno movimento de uma pálpebra, com o objetivo de levar o robô a um nível em que o público o sentisse emocionalmente. Stokdyk explica:
Em qualquer cena, sempre se tratava de ser fiel à atuação de Caleb e trazer à tona outros detalhes das coisas, como sua atuação facial que conecta você à alma do personagem”.

Construímos um Jeff totalmente animatrônico, mas acabamos usando o boneco do Jeff apenas em uma cena. O resto foi Caleb e nosso personagem em CG baseado em sua performance. Eu diria que 98 por cento de tudo o que aquele robô faz vem diretamente do desempenho de Caleb, enquanto pensamos que o que faríamos seria que Caleb atuasse e então faríamos esses ajustes – tudo, desde o desenvolvimento da voz até seus movimentos. Ele pesquisou tanto que veio tão preparado e era um robô. Chegaríamos ao processo de animação e eles o tornariam um pouco mais robótico e eu diria: “Não, você precisa voltar para a performance”.





Não há nenhum efeito visual com o cachorro. Eu não posso te dizer o quão incrível ele era. O nome dele é Seamus e ele era um cão de resgate com um treinador incrível, Mark Forbes, que era super calmo. Mark nunca ficou bravo com o cachorro – o que foi muito importante. Se no processo de fazer este filme machucamos esse cachorro, então falhamos completamente. Também estávamos tentando não antropomorfizar o cachorro – queríamos deixar o cachorro ser um cachorro.

Cachorro Seamus em Finch - ficção científica com tom Hanks
Cachorro Seamus em Finch

Outros ficavam perguntando: “Podemos encontrar um cachorro que possa fazer isso ou aquilo?” e eu pensei, “Eu não me importo com o histórico de treinamento do cachorro, vamos apenas encontrar um cachorro para ser um cachorro, então usaremos a magia da edição para fazê-lo funcionar”. Então, eu só queria encontrar um cachorro que tivesse um bom relacionamento com Tom. Seamus estava tão indiferente em estar ali. Ele nunca se interessou muito quando estávamos filmando as cenas, então fazíamos uma cena diretamente nele e ele começava a fazer essas reações malucas e estranhas, que era o tipo de coisa que acabávamos usando.

Tom Hanks fez o teste com um cachorro, em Finch

Sim. O que acontece é que você vê um monte de cachorros, você escolhe o tipo que gosta e depois vai a um parque canino. Havia uns seis cachorros e reduzimos para três. Então Tom saiu e eles deixaram os cachorros irem até ele, um de cada vez, para Tom brincar. Então Seamus veio e quando ele foi embora, Tom disse: “Esse é o cachorro”.

A Universal Pictures iria originalmente lançar Finch – então intitulado Bios – nos cinemas em outubro de 2020, mas a pandemia também interferiu nesse plano. O estúdio vendeu o projeto para a Apple em março (marcando a segunda aquisição de um filme de Hanks pela empresa; a primeira foi o drama da Segunda Guerra Mundial de 2020, Greyhound ), e agora Finch estreia na Apple TV + em 5 de novembro.


Finch | Tom Hanks em jornada emocional na ficção científica Pós-Apocalíptica pela Apple TV

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia