Escolha uma Página

Challenger: Voo Final | Tragédia do ônibus espacial Challenger, mini-série da Netflix produzida por J.J. Abrams

por | set 4, 2020 | Notícias, Séries, Tecnologia

Challenger: Voo Final | Tragédia do ônibus espacial Challenger, mini-série da Netflix produzida por J.J. Abrams

Challenger: Voo Final | Tragédia do ônibus espacial Challenger, mini-série da Netflix produzida por J.J. Abrams

por | set 4, 2020 | Notícias, Séries, Tecnologia

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

783
0
(0)

Challenger: Voo Final mini-série da Netflix, produzida por J.J. Abrams (Bad Robot Productions) e dirigida Daniel Junge mostra engenheiros, oficiais e familiares dos membros da tripulação revelam sua perspectiva sobre o desastre do ônibus espacial Challenger em 1986 e suas consequências.

O documentário Challenger: Voo Final possui entrevistas inéditas e materiais raros de arquivo, incluindo um perfil da professora Christa McAuliffe, que embarcou na jornada para ser o primeiro passageiro espacial civil. Dividido em 4 episódios, Challenger: Voo Final tem data prevista para lançamento em 16 de setembro de 2020 na Netflix.


ACIDENTE DO ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER

Em 28 de janeiro de 1986, após 73 segundos da decolagem, o ônibus espacial Challenger explode após uma “manobra” para agitar os tanques de combustível. A tragédia foi exibida ao vivo e diante de vários espectadores presentes no lançamento.


Engenheiro Roger Boisjoly alertou sobre o problema das juntas de borracha que vedavam os tanques de combustível

Na época o engenheiro mecânico, Roger Boisjoly, de uma terceiriza da Nasa, que tentou impedir lançamento do Challenger alegando que sua equipe tinha detectado um problema nos anéis de vedação dos tanques de combustível.

Roger Boisjoly, junto com mais quatro colegas, trabalhavam na empresa Morton Thiokol, terceirizada contratada pela Nasa, Roger Boisjoly alertou os responsáveis pelo ônibus espacial Challenger que, em caso de frio extremo, as juntas de borracha “O-rings” do tanque de combustível endureceriam e não vedariam corretamente a estrutura. Boisjoly sabia da fragilidade das peças e alertou, em inúmeras ocasiões, que elas não resistiriam ao lançamento. Como a temperatura na plataforma estava muito baixa ( estava abaixo de zero ), Roger e sua equipe recomendaram à Nasa que adiasse o lançamento na esperança de que o tempo esquentasse e o risco diminuísse. Apesar do alerta, os executivos da empresa e da Nasa ignoraram a recomendação.

Na véspera do lançamento, Roger Boisloy e uma equipe de engenheiros espaciais passaram a noite em claro tentando convencer a NASA a cancelar o lançamento do que seria a décima missão do Challenger.

O filme THE CHALLENGER DISASTER de 2019, disponível na AMAZON, aborda este momento em que Roger Boisloy e sua equipe tentam impedir o lançamento do Challenger.

Sinopse:
Na noite anterior ao desastre do Challenger em 1986, um engenheiro de cabeça quente lidera uma corrida desesperada contra o relógio para parar o lançamento e o subseqüente acobertamento.


UniTV - Nº1 EM CONTEÚDO (E ESTABILIDADE) +500 Canais +100.000 VOD - HOT - App Grátis para Celular


Brasil TV Móvel - O melhor aplicativo de IPTV na sua mão

The Challenger Disaster - A historia de Roger Boisjoly - 2019

Investigação do Challenger conduzida pelo físico americano Richard Philips Feynman

O acidente do Challenger fez com que o programa espacial americano fosse parado por meses, tendo sido criado em extensa investigação para se descobrir as causas reais do ocorrido.

A investigação, liderada pelo renomado físico americano Richard Philips Feynman (1918-1988) descobriu uma falha nos anéis de borracha (anilha) que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feynman foi a público explanar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.

O filme/documentário Ônibus Espacial Challenger, (THE CHALLENGER DISASTER de 2013), que narra esses eventos do físico Richard Phillips que foi interpretado por William Hurt, e mostra a investigação e as dificuldades em se obter informações por parte dos envolvidos.

Sinopse:
Quando o Challenger desintegrou 73 segundos em seu vôo na manhã de 28 de janeiro de 1986, representou um dos eventos mais chocantes da história do vôo espacial americano. Uma Comissão Presidencial foi imediatamente convocada para explorar o que havia dado errado, mas com a vasta complexidade do ônibus espacial e tantos interesses velados envolvidos na investigação, descobrir a verdade representava um desafio quase impossível. Um membro verdadeiramente independente da investigação foi Richard Feynman. Um dos cientistas mais talentosos de sua geração, ele trabalhou no Projeto Manhattan construindo a primeira bomba atômica e ganhou o Prêmio Nobel por suas descobertas na física quântica. Feynman empregou integridade excepcional, charme e lógica científica implacável para investigar os segredos do desastre do ônibus espacial e, ao fazer isso, ajudou a tornar o Programa Espacial dos EUA mais seguro.

The Challenger Disaster - A historiada investigação de  Richard Feynman - 2013

Dividida em quatro episódios, Challenger: Voo Final tem data prevista para 16 de setembro na Netflix.


Challenger: Voo Final | Tragédia do ônibus espacial Challenger mini-série da Netflix produzida por J.J. Abrams

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 0 / 5. Contagem de voto(s): 0

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

H.TV 7 - A marca pioneira em IPTV

Review de Filmes e Séries