Escolha uma Página
Beyond the Sea | Review do terceiro episódio de Black Mirror 6 e as consequências do isolamento no espaço sideral

Beyond the Sea | Review do terceiro episódio de Black Mirror 6 e as consequências do isolamento no espaço sideral

por | jun 27, 2023 | Notícias, Review, Séries

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

2.8
(4)

No terceiro episódio da 6ª temporada de “Black Mirror“, intitulado Beyond the Sea, acompanhamos dois astronautas, David e Cliff, em uma estação espacial numa missão de 6 anos. Para suportarem o período em que estiverem em órbita, a agência espacial criou cópias sintéticas extadas dos astronautas que são sincronizadas para poderem conviver com suas famílias na Terra por um curto período díário.

O processo consiste em os astronautas entrarem em uma espécie de animação suspensa com o uso de um cartão de conexão. Entrando em estado de hibernação, suas consciências são transmitidas para suas respectivas cópias na Terra.



David mora no centro da cidade com sua esposa e seus dois filhos, já Cliff mora em uma região remota numa fazenda afastada da cidade, com sua esposa Lana e seu filho.

Levando uma vida aparentemente normal, muitas pessoas se encantam ao ver as cópias dos astronautas em seu cotidiano, mas alguns veem como uma aberração e que devem ser exterminados.



Durante um dos períodos em que David estava em sua casa a noite, ele percebe que ela foi invadida e ao verificar se depara com 4 indívíduos que o imobilizam e cortam seu braço para desespero de David, que é mais uma vez agredido pelso invasores, fazendo com que sua conexão seja perdido e acordando na estação espacial. Ciente do perigo que sua família está em risco, David reinsere seu cartão de acesso e restabelece a conexão com seu avatar robótico, que está amarrado e imobilizado. Sem ter como reagir, David presencia o grupo atacando sua família e em seguida incendeiam seu avatar.

Após a morte da família de David e a destruição de seu corpo sintético, ele é forçado a permanecer na espaçonave indefinidamente até o término da missão de 6 anos.



Como somente Cliff tem a possibilidade de enviar sua conciência à Terra, David passa muito tempo sozinho na estação espacial, o que afeta sua saúde mental.

Cliff vendo que seu parceiro de missão está cada vez mais deprimido, e sem opção de ajudá-lo, Lana, sua esposa, sugere a cliff para emrpestar sua cópia a David, permitindo que ele passe um tempo na Terra. Embora relutante a princípio, pois não imagina as consequência de como isso irá afetar David, Cliff concorda com a sugestão de sua esposa e permite que ele acesse seu avatar sintético.



Na Terra, David tem novamente o contato com o mundo fora da estação espacial, e o tempo que ficou longe da Terra o faz sentir vivo novamente, mas as lembranças de sua família o faz desabar, porém é confortado por Lana.

Cliff permite que David utilize seu avatar por uma hora enquanto ele faz exercícios na estação espacial, o que deixa David feliz.

Durante o período em que David usa o avatar de Cliff, utiliza seu tempo para pintura e passa mais tempo com Lana. David começa a desenhar a casa de Cliff e durante o processo, inclui Lana em sua arte. Sentindo-se grato, David recomenda alguns livros de ficção científica para Lana, pois percebeu que ambos tinham gostos em comum. David termina sua pintura e os dois dançam ao som da mesma música que Cliff costumava ser íntimo com sua esposa. Lana e David têm um momento íntimo, mas Lana rejeita as investidas de David, pois ele não era seu marido. Henry, filho de Cliff, testemunha o momento e para expressar o desagrado que presenciou, estraga a pintura de David, que é repreendido por David usando o avatar de seu pai. Lana rejeita completamente as atitudes de David.

Enquanto Cliff está na estação espacial, começa a vasculhar o alojamento de David e encontra desenhos de Lana. Cliff traz David de volta mais cedo para confrontá-lo sobre os desenhos nus de Lana e tem uma grave discussão. David acusa Cliff de não apreciar sua família e de ter inveja de tudo o que ele tem, enquanto ele perdeu tudo. David alega que Cliff não tem ideia do que é perder tudo.

Cliff retorna a sua casa e confronta Lana sobre os desenhos, acusando sua esposa de traição, mas ela se opõe firmemente às acusações. Lana admite seus sentimentos de solidão desde que se mudou para a nova casa e sente falta da intimidade que costumava receber de seu marido. Cliff abraça Lana e pede desculpas.





De volta ao espaço David tenta esclarecer as coisas, mas Cliff deixa claro que nunca permitirá que David acesse sua conexão novamente.

De volta a rotina, Cliff retorna à Terra enquanto David fica sozinho, elaborando um plano contra Cliff. Em casa, Cliff recebe um chamado de incêndio da estação espacial e o obriga a retornar para reparar danos em um dos sistemas de resfriamento. Cliff fica fora da estação para executar os reparos e descobre que não há danos. Ao tentar contato com David pelo intercomunicador, não obtém resposta, o que imediatamente o deixa aflito. Ao tentar acessar o interior da estação, Cliff desconfia que David o trancou do lado de fora, no entanto, David aparece e permite que seu co-piloto volte a bordo.

Ao retirar seu traje e colocar suas roupas de volta, Cliff percebe que seu cartão de conexão não está entre suas coisas. Ao questionar David, este tira do bolso o cartão e devolve a Cliff, que percebe que algo está errado e que David fez alguma coisa durante o período que ficou fora para efetuar o suposto reparo.

Aflito, Cliff corre para sua cama e estabelece sua conexão à Terra, e descobre que David assassinou sua família. Ao retornar, Cliff encontra David esperando por ele, e oferece uma cadeira para Cliff sentar ao seu lado, indicando que agora ele sabe o que é perder tudo e o que resta é sua missão e o espaço confinado da estação.

Black Mirror 6 Trailer

Elenco do episódio Beyond the Sea

  • Cliff Stanfield interpretado por Aaron Paul
  • David Ross interpretado por Josh Hartnett
  • Lana Stanfield interpretada por Kate Mara
  • Jessica Ross interpretada por Auden Thornton
  • Kappa interpretado por Rory Culkin

Conclusão

Por que David não matou Cliff, deixando-o de fora na estação espacial e assumiu seu avatar para ficar com a Lana? Uma fato estabelecido no início do episódio é que para realizar a missão, a estação precisa de ter dois astronautas. O mesmo se aplica a Cliff, se num estado de fúria decidisse matar David pelo crime que ele cometeu.
Qual seria o plano de David no final das contas? Se ele tem esperança de voltar à Terra, ele não poderia matar Cliff. Como David tinha inveja do que Cliff tinha, uma forma distorcida de puni-lo seria cometendo o crime com o avatar de Cliff, pois ao retornarem à Terra, Cliff seria responsabilizado e David poderia negar tudo pois não havia testemunhas de que ele usava o avatar de Cliff.

A única coisa que poderia restar a Cliff seria sabotar a missão e destruir a missão matando ambos, já que ele também não tinha mais nada no retorno a Terra e possivelmente seria incriminado pelo crime que David cometeu, o que talvez fizesse mais sentido num ato de fúria e se vingar de David, mesmo que isso implicaria sua morte. Outra opção seria Cliff vestir o traje espacial e sair da estação, deixando David sozinho, e vagar no espaço profundo até acabar seu oxigênio.

Black Mirror Temporada 6 | Pôsteres dos 5 episódios da série de ficção científica de Charlie Brooker

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia