Samantha, chamada de SAM, foi anunciada como assistente virtual da Samsung em outubro de 2020. A proposta para o novo assistente virtual tem como objetivo levar ao consumidor informações sobre produtos, serviços, promoções, formas de pagamento e rastreamento de pedidos por meio da interação com o sistema SAC.
O design inicial apresentado para SAM era no estilo de personagem de desenho animado, muito parecido com o Memoji da Apple. Uma das empresas de marketing da Samsung pediu ao estúdio Lightfarm que retrabalhasse completamente o design de SAM, transformando-a em uma versão 3D mais voltada para as mídias sociais e mais contemporânea, animada e expressiva com posturas e texturas diversas.
Assistente Virtual
Como se sabe, um assistente virtual é um programa criado para ajudar os usuários, estejam eles usando um PC ou um smartphone, a realizar tarefas diárias com mais eficiência. Atualmente existem diversos assistentes virtuais na internet.
Alguns exemplos são o Google Assistant do Google, Alexa da Amazon, Cortana da Microsoft e Siri da Apple. Na realidade, a Samsung também possui um sistema chamado Bixby, mas os usuários de smartphones o acham menos atraente.
O método para ativar este assistente é o mesmo, mas um pouco diferente do outro. Alguns podem ser ativados ao ouvir um comando de voz, enquanto outros exigem que o usuário pressione um botão de ativação exclusivo.
Com exceção de SAM, nenhum desses cinco assistentes virtuais tem um corpo tridimensional. No caso de Cortana, ela realmente tem um corpo, embora só esteja disponível em um dos jogos da Microsoft, a série Halo.
O Design de SAM criado por Lightfarm
SAM tem um design de adolescente de 24 anos. A personagem é semelhante às das séries animadas de televisão americanas, mas tem um ar “estilo garota sul-coreana” com um penteado curto, dando-lhe uma aparência mais jovem e típica da geração milênios.
SAM parece estar vestida de forma simples e elegante com uma camiseta branca com o emblema da Samsung no lado direito e sapatos sociais azuis.
A controvérsia em torno de SAM como assistente virtual de Sansung
A Samsung não fez nenhum anúncio oficial na época ou deu qualquer informação sobre o novo assistente virtual que planeja incluir em seu produto. Além disso, não mencionou a substituição de Bixby.
A empresa Lightfarm disse que criou os modelos 3D para SAM para uma das empresas de marketing da Samsung. Mas a Sansung acabou não usando a versão de SAM.
Na época a Samsung não utilizou o trabalho do Lightfarm em nenhum tipo de campanha, porém atualmente a está utilizando ativamente em suas redes sociais promovendo campanhas de marketing.
Em 12 de novembro de 2022, a Samsung anunciou que SAM, sua Avatar Virtual, está ativa para ajudar os consumidores da América Latina a tirar dúvidas nos canais digitais, redes sociais e na loja online da companhia sul-coreana. Ela responderá informações sobre dispositivos, funções e serviços da empresa.
Sobre a atuação de SAM nas plataformas de redes sociais, a diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, Anna Karina Pinto disse:
“Estes são os primeiros passos da SAM, uma personagem carismática e antenada nas tendências e no que há de mais novo no mundo digital. A partir de agora, ela terá um papel importante nas campanhas de conscientização da Samsung voltadas aos consumidores mais jovens, principalmente a Geração Z. Nosso objetivo é fortalecer a consistência da presença da nossa marca na região”.
Conforme a declaração da diretora de marketing corporativo, Anna Karina Pinto, da Samsung Brasil, concluiu-se que haja uma tendência que vejamos SAM aparecendo cada vez mais nos canais oficiais da marca no Brasil
O objetivo da Samsung é continuar a explorar outros produtos da marca com a ajuda da SAM.
Sam é Bixby?
Segundo o site Screen Rant, Sam e Bixby são dois assistentes virtuais diferentes. Sam não é o substituto da Samsung, de acordo com vários rumores e outras fontes confiáveis.
A Sansung já disse que Samantha não foi criada para substituir sua atual assistente virtual. SAM é na verdade um chatbot da equipe de serviços da Samsung, de acordo com a própria empresa e promover, através de campanhas de marketing nas redes sociais, produtos e serviços da empresa.