Escolha uma Página
HALO | Como foi desenvolvido a Inteligência Artificial Cortana na série da Paramount em vídeo de bastidores

HALO | Como foi desenvolvido a Inteligência Artificial Cortana na série da Paramount em vídeo de bastidores

por | jul 16, 2022 | Notícias, Séries

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

4
(1)

A Cortana foi uma grande surpresa na produção da série HALO, baseada no game homônimo. Assista os bastidores da produção no vídeo acima e saiba como a personagem ganhou vida e cativou, ainda mais, os fãs da adaptação da franquia de game.

Jen Taylor passou por captura de movimento para dar vida à Cortana, a Inteligência Artificial implantada no Master Chief – John-117, interpretado por Pablo Schreiber, na série Halo da Paramount Plus. Jen Taylor dublou Cortana em todos principais games da franquia Halo.





As principais mudanças na história e no propósito da Cortana na série e no Game Halo.

Os fã mais aficcionados no game, comentaram sobre a troca do visual da I.A. Cortana na série. Porém a troca da origem e o visual foram propositais.

Na abordagem original, a criação da Cortana é feita usando uma cópia ilegal flash criada pela Dra. Catherine Halsey. Para criar uma inteligência artificial baseada no chamado “cérebro doador”, a Dra. Catherine Halsey usou um procedimento conhecido como modelagem de impressão cognitiva para criar uma variação do cérebro do clone flash. Infelizmente, essa abordagem destrói o original.

Embora os métodos usados pela Dra. Halsey para criar a Cortana possam ser surpreendentemente semelhantes ao material de origem do programa, muitas das especificidades são muito diferentes. A série de televisão da Paramount Plus, Halo, acrescentou mais profundidade à história de fundo de Cortana, dando a ela um novo papel e habilidades sobrenaturais que parecem pouco diferentes da linha do tempo da série original.

JenTaylor dublou Cortana em todos principais games da franquia Halo.

As principais mudanças na história e no propósito da Cortana:

Cortana parece ter sido o primeiro IA inteligente.



IAs são incrivelmente prevalentes no enredo principal de Halo. É muito incomum ver grandes fragatas do UNSC sendo impulsionadas por AIs, e muitos deles estavam executando sistemas de defesa planetária. Um deles supervisionou um bairro insurrecional subterrâneo dentro de um sistema de asteróides que se estendia até a linha do tempo principal do Rubble.

Ao contrário, Cortana parece ter sido a primeira de seu tipo na série de televisão. Dr. Halsey disse que o desenvolvimento da Cortana foi o próximo passo na evolução humana e a primeira vez que a mente humana assumiu uma forma virtual.

Dr. Halsey desenvolveu Cortana para gerenciar Master Chief.

Surpreendentemente, o objetivo que a Dra. Halsey tinha em mente quando criou a Cortana parece ter sido muito mais sinistro do que na linha do tempo original. Lá, Halsey apenas acreditava que o IA seria um aliado crucial para descobrir as verdadeiras motivações do Covenant. Em contraste, ela vê Cortana como o próximo passo no programa espartano da série de TV Halo.

Cortana não pretendia ser uma simples assistente; em vez disso, ela deveria trabalhar com a consciência de John-117. Isso aumentaria muito a velocidade do pensamento espartano. Ele seria capaz de fazer avaliações táticas rápidas e precisas, interagir com a tecnologia à sua vontade e reagir a estímulos que os humanos são incapazes de perceber. Mas haveria um custo para fazê-lo.

A mente de John-117 seria completamente absorvida por Cortana, o que significaria que ele deixaria de ser um indivíduo único. De acordo com a Dra. Halsey, isso deixaria o John-117 completamente sob controle. O diálogo no episódio 2 de Halo sugere fortemente que Cortana é apenas a primeira de sua espécie, com a Dra. Catherine Halsey tentando criar duplicatas para obter os restos mortais dos outros 30 espartanos.

Cortana não tinha um nome até que o Dr. Halsey deu a ela na história principal de Halo.

Ela escolheu o nome Curtana, que é uma variação da espada usada pelo herói francês Ogier, o dinamarque. Esses nomes são realmente uma tradição para a criadora de Halo, a Bungie, já que a IA também recebeu o nome de lâmina emprestável em sua antecessora Marathon 2: Durandai.

A Cortana não é nomeada na série, no entanto. Dr. Halsey escolheu este nome para ela. Isso pode parecer uma pequena distinção, mas é significativa. A diferença é entre Cortana estar ligada à Dra. O desejo de Halsey desde o início e ter um senso de independência dele.

Como mostrado no episódio 3 de Halo 3, ela começa a espionar Master Chief na pessoa de Dra. Halsey, que está tão perfeitamente no controle quanto seu criador pretendia. Felizmente para John-117, suas próprias funções cerebrais são necessárias de alguma forma para que o artefato Forerunner seja ativado, o que significa que o Dr. Halsey não pode realizar esta operação neste momento.





Desde o início, Cortana aparece como um holograma em tamanho real.

Outra diferença notável é que a Cortana da série Paramount + sempre apareceu como um holograma em tamanho real. Não há nenhum canhão nisso porque o corpo holográfico de Cortana é limitado apenas por geradores de holograma próximos.

Mas ainda é bastante estranho ter uma Cortana da vida real desse tamanho vagando por aí conversando com o Master Chief e não com a holográfica que você vê nos jogos. Durante situações de batalha em áreas sem tecnologia holográfica, é possível que Cortana diminua de tamanho. Nessas situações, ela será dependente de qualquer gerador holográfico instalado na arma Mjolnir do Master Chief. Lembrando que isso também ajuda a melhorar o visual da TV.

Master Chief tem um chip Cortana implantado em seu cérebro.

O chip Cortana é implantado na arma Mjolnir nos videogames Halo e interage com ela. Ainda há uma conexão entre Cortana e a mente de Master Chief, já que ele dirige a arma Mjolnir através de fibras cibernéticas conectadas ao seu próprio sistema nervoso e nervoso.

Em contraste, Cortana na série de TV Halo é implantada diretamente no cérebro do Master Chief, tornando impossível removê-la. Isso lhe dá o potencial de espalhar sua consciência dentro da mente de John-117, como Dra. Halsey pretende. Será interessante ver se Cortana permanece lá durante a primeira temporada de Halo ou se John-117 força sua remoção.

As novas origens de Cortana dão a ela uma variedade de habilidades bastante diferentes.

Esta nova origem dá à Cortana habilidades muito diferentes das do jogo. Em Halo: Combat Evolved, Master Chief é capaz de desconectar o chip Cortana de sua arma Mjolnir e conectá-lo à tecnologia Forerunner; isso, é claro, não é possível na linha do tempo do programa de televisão.

Embora Cortana seja, sem dúvida, capaz de interagir com a tecnologia ao seu redor, acessando até os sistemas de dados mais sofisticados, ela está vinculada à presença física do Master Chief. Esta é realmente uma limitação dramática nas habilidades de Cortana, que o Master Chief pode resolver à medida que a história de Halo se desenvolve.

Em várias entrevistas, a produção afirmou que a série de televisão Halo não seguiu exatamente os jogos, mas teve vida própria.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia