Escolha uma Página
7 dicas para ter sucesso com streamer na Twitch

7 dicas para ter sucesso com streamer na Twitch

por | nov 26, 2021 | Destaques, Games, Notícias

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

5
(1)

O streaming de jogos é uma enorme realidade no mundo digital, e uma plataforma se destaca nesse seguimento: a Twitch. Fundado em 2011, o site se populariza cada vez mais entre aqueles que fazem lives de games (ou qualquer outro assunto) e fazem disso uma grande fonte de renda.

Para ter sucesso na plataforma, no entanto, é preciso seguir alguns passos básicos, desde um bom equipamento até um marketing eficiente. Confira abaixo sete dicas para prosperar com suas lives na Twitch.



Tenha bons equipamentos

A primeira dica diz respeito à parte técnica de suas transmissões, a começar por uma boa conexão com a internet. O wi-fi traz muita comodidade, mas o ideal para lives é uma conexão com cabo para trazer mais estabilidade, preferencialmente com uma banda de upload de pelo menos 10mpbs.

O hardware também é fundamental, sobretudo no que diz respeito à memória RAM (pelo menos 4gb), placa de vídeo (escolha um computador com placa dedicada) e processador (a partir do Intel Core i5). Por fim, não economize na qualidade da câmera e microfones, itens essenciais para um bom setup – afinal, ninguém vai assistir uma transmissão com som ruim ou imagem de baixa qualidade. Outro item de crucial importância é o monitor: se tiver condições, use dois, sendo um exclusivo para controlar o software de transmissão e o outro voltado para o jogo.



Monte um cenário

Embora a transmissão dos jogos seja o carro-chefe de qualquer canal, um bom visual também é importante e atrai audiência. Compor um cenário com elementos que combinem com as suas transmissões podem fazer a diferença – prateleiras com quadros, action figures e outros elementos “geek” são ótimas pedidas.

Aqui entra também outro item que faz a diferença não apenas para a qualidade estética do seu canal, mas para seu conforto: uma boa cadeira. Existem modelos gamers dos mais variados estilos e preços, a depender do seu orçamento.





Foque em um jogo

Outra dica importante é concentrar os esforços em um único jogo ou modalidade. Embora muito streamers tenham sucesso fazendo live de games diferentes, é importante construir um público fiel, sobretudo se a audiência é bastante direcionada. Um bom exemplo é a streamer Rebeca Rebuitti, referência em lives de poker, que faz do esporte da mente o carro-chefe de suas transmissões. Há também quem aposte em jogos de tiro, como a Pimenta Rosa, que joga Call of Duty.

Não é preciso dizer que um bom streamer precisa ter um mínimo de habilidade no jogo que escolher, certo? Isso não quer dizer que você precisa ser campeão mundial de poker ou um supercraque no Call of Duty (ou qualquer jogo), mas tenha a certeza de escolher um jogo que domine – caso contrário, perderá audiência para outros canais.

Não esqueça de interagir com o público

O público espectador é a alma de todo canal – a menos que você não se importe em fazer transmissões para zero pessoas. Porém, se você quer ter sucesso na plataforma e ganhar uns bons trocados com o programa de afiliados (e outras formas de monetização), precisa construir uma audiência fiel, e isso exige um mínimo de atenção com quem te assiste.

Por isso, esteja sempre atento ao chat e procure interagir com seu público, conversando não apenas sobre o jogo em si, mas trazendo também outros assuntos para tornar a transmissão mais leve, dinâmica e divertida. O simples fato de conversar com seguidores pode garantir algumas subscrições e doações.

Faça transmissões com regularidade

Quem almeja ter sucesso na Twitch ou até viver somente de lives precisa entender que esse é um caminho que exige horas diárias de dedicação. Fazer uma transmissão a cada mês não leva ninguém a lugar algum na plataforma.





Pense em seu canal como uma emissora de televisão. Se a audiência gostar de uma transmissão, vai procurar seu canal outras vezes – o próprio algoritmo da Twitch entregará suas lives para esse público na aba de Canais Recomendados. Portanto, monte um cronograma semanal de transmissões e divulgue sempre os horários em que estará ao vivo

Não existe uma fórmula mágica de quantas lives por semana é preciso fazer para chegar ao topo na Twitch. Há streamers que fazem diariamente, outros fazem 3 ou 4 por semana, mas o fundamental é ter uma regularidade e não usar a plataforma de maneira esporádica.

Divulgue nas redes sociais

Se você está chegando agora na Twitch, certamente já possui contas em outras redes sociais, certo? Portanto, use-as a seu favor, divulgando seu canal no feed de suas redes, anunciando suas novas transmissões em stories do Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp.
Muitos streamers acabam pecando na divulgação do canal da Twitch por diversos motivos, mas esse é um grande erro. Para construir um público, é preciso que as pessoas saibam que você tem um canal de jogos.

Acompanhe outras lives

Por fim, é importante encarar seu canal na Twitch como um “negócio”, sobretudo se você pretende fazer dela uma importante fonte de renda. Como em qualquer negócio, uma das chaves para o sucesso é estar sempre atento ao mercado e aos concorrentes.
Portanto, uma dica muito valiosa é dar uma olhada em canais parecidos com o seu para procurar entender o que faz sucesso com a audiência e tentar aplicar no seu próprio canal – sem copiar, é claro. A Twitch é uma plataforma que passa por transformações dia após dia, e um bom streamer deve sempre estar atento a essas novidades para agregar ainda mais qualidade a seu conteúdo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia