Syd Mead criou e influenciou o visual futurista através de suas ilustrações. Mead criou artes para vários filmes como Blade Runner, Tron, Aliens e Star Trek: O Filme.
Syd Mead iniciou sua carreira em design nas indústrias automobilística, eletrônica e siderúrgica, trabalhando para a Ford Motor Co., Sony, U.S. Steel e Phillips Electronics.
Com um desgin único, as artes futuristas chamaram a atenção da indústria cinematográfica. Com o diretor Robert Wise, Syd desenvolveu as artes de V’Ger para “Star Trek: O Filme” em 1979.
Em 1982 Syd Mead foi chamado para elaborar o visual futurista de Blade Runner: Caçador de Andróides, de Ridley Scott. Após vários trabalhos de ilustração conceitual em diversos filmes, Syd Mead foi homenageado pela Sociedade de Efeitos Visuais em 2015.
No dia 30 de dezembro, aos 86 anos, Syd Mead morreu em função de complicações de um linfoma, que foi anunciado por John McElroy da Autoline no Facebook.
McElroy escreveu: “Ele foi um dos maiores designers e futuristas de nossos tempos. Syd Mead faleceu esta manhã. Seu trabalho e influência sobreviverão a ele para sempre.
Syd Mead estava com agenda marcada para receber o William Cameron Menzies Award da Art Directors Guild (ADG) durante a 24.ª Entrega Anual da Guild, em 1º de fevereiro de 2020, no centro de Los Angeles.
Seus trabalhos recentes incluiam as artes conceituais de Elysium (2013), Tomorrowland (2015) e Blade Runner 2049, (2017).