Som da Liberdade, lançado no Brasil em 21 de setembro de 2023 pela Angel Studios, na trama acompanhamos um ex-agente especial do Governo Americano embarca em uma missão arriscada para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil na Colômbia.
O filme Som da Liberdade, título em inglês Sound of Freedom, com produção feita por crowdfunding, surpreendeu a todos, principalmente os críticos da mídia progressista, ao alcançar um sucesso muito maior do que o esperado. Em algumas semanas, ele superou títulos muito mais prestigiados, como “Indiana Jones e A Relíquia do Destino” e “Missão Impossível Acerto de Contas Parte 1“. Mas será que há mais por trás desse sucesso?
A polêmica em torno de Som da Liberdade
Todas as manchetes falam sobre como Som da Liberdade, e parece ter desagradado a mídia progressista e a chamada “cultura Woke”, em curso nos Estados Unidos e ocidente em geral. O curioso é que o filme em nada se aborda como conflitante aos interesses desses grupos… aparentemente. Talvez esses grupos tenham se incomodado com o fato da presença de figuras como o produtor Mel Gibson e o ator Jim Caviezel, bem como ao tema do tráfico de crianças, que ecoa as preocupações da ala mais radical da Internet.
A estratégia de marketing incomum de Som da Liberdade
Jim Caviezel tem direcionado o filme para a base de fãs do movimento QAnon, e até mesmo foi elogiado por ninguém menos que Donald Trump. Seja qual for a sua opinião sobre o filme, a estratégia de marketing pouco convencional, utilizando crowdfunding, claramente funcionou.
Jim Caviezel chegou a pedir ao público que compre mais ingressos para amigos e familiares, para ajudar a chamar a atenção para a causa e ao filme.
Em várias regiões, algumas plataformas criaram promoções de ingressos como a Brasil Paralelo, em parceria com a Angel Studios, produtora de Som da Liberdade. (https://site.brasilparalelo.com.br/seja-membro/som-da-liberdade/).
Com a divulgação do filme, mais pessoas tomarão conhecimento da realidade do tráfico infantil, crime ainda presente, atualmente vitimizando milhões de crianças no mundo.
Angel Studios
A Angel Studios, produtora de Som da Liberdade, é a mesma que produz a série bíblica The Chosen, sobre a história de Jesus.
A História por Trás do Filme
Claro, não podemos afirmar com precisão o quão fiel Sound of Freedom é à história real de Tim Ballard. Sabemos que a narrativa foi ajustada consideravelmente para criar um impacto dramático, e a realidade do tráfico de crianças é muito mais complexa do que a simples ideia de “perigo dos estranhos” retratada no filme.
Mas é importante lembrar que, apesar de sua abordagem cinematográfica, Sound of Freedom não é um documentário de denúncia, mas abordou de forma eficaz em expor o problema. A trama segue Tim Ballard, interpretado por Caviezel, que incansavelmente rastreia pedófilos e resgata crianças em nome do Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Uma Missão Pessoal de Tim Ballard
Ballard descobre um caso particular que o motiva: o sequestro de um jovem irmão e irmã, tirados de sua casa em Honduras e levados para a selva da Colômbia. O motivo pelo qual Ballard está envolvido nisso é que a maioria esmagadora dos clientes desses traficantes de crianças são pedófilos norte-americanos.
Tim dedicou sua vida a combater a exploração infantil nos Estados Unidos. No entanto, um dia, ele fez uma dolorosa constatação: embora estivesse prendendo os consumidores e os traficantes envolvidos, as vítimas, as crianças abusadas, continuavam invisíveis e desamparadas. Onde estariam essas crianças? Como poderiam ser resgatadas e protegidas?
Essas inquietantes perguntas atormentavam Tim de maneira implacável. Ele direcionou toda a sua determinação e esforços para descobrir a origem por trás desses crimes hediondos, mergulhando em uma busca incansável por respostas.
Mesmo enfrentando obstáculos impostos por agentes do governo norte-americano, Tim persistiu em sua missão. À medida que a investigação avançava, ele começou a desvendar a existência de uma rede muito mais ampla e sinistra que operava por trás dos casos de pedofilia.
A história de Tim é um testemunho de sua coragem e determinação em enfrentar um dos crimes mais atrozes da sociedade, na esperança de trazer justiça e segurança para as crianças indefesas.
Em entrevista a Jordan Peterson, Tim Ballard comentou:
“Eu tive que me confrontar com a ideia de que milhões de crianças são exploradas sexualmente porque existe uma demanda de milhões de pedófilos para assistir vídeos de exploração sexual. Nossas fontes revelam que existem aproximadamente 6 milhões de crianças que são forçadas à escravidão sexual, escravidão laboral ou a coleta de orgãos. E eu posso atestar que isso acontece porque estive envolvido em múltiplos casos em que há esses três tipos de escravidão“.
No filme o personagem Tim Ballard, interpretado por Jim Caviezel, conta com a ajuda de um criminoso reformado chamado Vampiro, interpretado pelo talentoso ator Bill Camp, que é, sem dúvida, um dos pontos altos do filme. Em vez de perseguir os traficantes de crianças, Ballard e Vampiro montam um esquema para atraí-los: eles criam um clube de sexo privado com a ajuda de um milionário conivente.
A Reviravolta na Trama
E, surpreendentemente, essa parte da história realmente aconteceu, embora tenha sido uma iniciativa colombiana, em vez de obra de dois heróis americanos. O esquema do clube de sexo foi um sucesso, mas a menina que Ballard estava tentando resgatar ainda estava aprisionada nas profundezas da selva amazônica.
Quando Ballard decide resgatá-la, ele entra em conflito com seu chefe, que lembra a ele que empreendimentos no exterior não fazem parte de suas atribuições. No entanto, ele é encorajado por sua igualmente heroica esposa, Mira Sorvino, que o incentiva a lutar pela liberdade.
Resgatando Milhares de Vidas
Tim Ballard, em colaboração com outros agentes da CIA e do Departamento de Segurança dos EUA, desempenhou um papel fundamental na criação da Operação Underground Railroad, um instituto privado dedicado ao resgate de crianças vítimas do tráfico infantil. De acordo com informações fornecidas pela organização, mais de 6.000 crianças e adultos foram libertados, e mais de 1.000 traficantes foram levados à justiça.
Essa heróica missão envolveu a aplicação de técnicas militares e de espionagem de alto nível. Os agentes da Operação Underground Railroad se infiltraram nos redutos mais sombrios do tráfico infantil em todo o mundo, com um foco particular na América Latina, onde o filme “Som da Liberdade” será lançado em breve.
O filme, “Som da Liberdade,” captura os momentos cruciais dessa jornada, destacando os conflitos armados e as operações de espionagem que ocorreram na realidade. É um lembrete do extraordinário trabalho realizado por Tim Ballard e sua equipe para resgatar e proteger vidas vulneráveis.
Ficha Técnica de Som da Liberdade
Direção: Alejandro Monteverde
Roteiristas: Rod Barr e Alejandro Monteverde
Elenco de Som da Liberdade
- Jim Caviezel como Tim Ballard
- Mira Sorvino como Katherine
- Bill Camp como Vampiro
- Cristal Aparicio como Rocío
- Javier Godino como Jorge
- Lucás Ávila como Miguel
- Yessica Borroto Perryman como Katy (Yessica Borroto)
- Manny Perez como Fuego
- Eduardo Verástegui como Pablo
- Samuel Livingston como Simba
- Gustavo Sánchez Parra como El Calacas (Gustavo Sanchez Parra)
- Kris Avedisian como Oshinsky
- José Zúñiga como Roberto (Jose Zuñiga)
- Carlos Gutiérrez como Adolfo
- Hector Lucumi como Doberman (Héctor Lucumí)
- Mauricio Cujar como Carne
- Gary Basaraba como Earl Backman
- Gerardo Taracena como El Alacrán