Escolha uma Página
SISU | Review do filme de ação finlandês com Jorma Tommila e escrito e dirigido por Jalmari Helander

SISU | Review do filme de ação finlandês com Jorma Tommila e escrito e dirigido por Jalmari Helander

por | maio 20, 2023 | Filmes, Notícias, Review

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

4.4
(42)

Sisu, filme finlandês, ambientado na Segunda Guerra Mundial, onde coloca um garimpeiro contra um pelotão de nazistas. O que acontece a seguir é puro caos exagerado e sangrento de cinema pulp.

Imagine um filme em que o protagonista é badass, que poderia ser o bisavô de John Wick, e se fosse dirigido por Quentin Tarantino. Isso é SiSU, com 1h30 de duração, um épico de Guerra Finlandês Repleto de Ação e Violência Anti-Nazi ambientado no período da segunda guerra mundial, com muito gore.



A Finlândia na Segunda Guerra Mundial

A Finlândia teve um papel significativo na Segunda Guerra Mundial, enfrentando inicialmente as forças soviéticas na “Guerra de Inverno” de 1939 a 1940. Em seguida, aliou-se ao exército de Hitler até o Armistício de Moscou em 1944. Esse tratado não só uniu as tropas finlandesas às russas, mas também iniciou uma grande campanha para expulsar os nazistas do país. Conhecida como “Guerra da Lapônia”, essa campanha foi marcada pela coragem e determinação inimagináveis dos soldados finlandeses.

A Coragem e Determinação Imensuráveis de Sisu

No filme “Sisu”, somos apresentados a um garimpeiro finlandês, e seu cão, que descobre uma quantidade expressiva de ouro, mas acidentalmente se depara com uma tropa nazistas em meio ao caos dos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Esse personagem, cujo nome não é revelado, é retratado como um homem estóico, calado e extremamente habilidoso em combate. Suas cicatrizes são evidências de um passado repleto de experiências traumáticas.



O Confronto

Apesar de o fim do conflito estar próximo, os nazistas ainda estão presentes na Finlândia. O garimpeiro, carregando consigo suas preciosas pepitas de ouro, encontra um grupo de nazistas liderados por um comandante implacável. Inicialmente, eles o deixam passar, planejando usar uma segunda patrulha como ameaça. No entanto, o garimpeiro surpreende-os ao usar sua incrível habilidade em combate para se defender, empregando táticas brutais para eliminar seus inimigos.

A palavra “SISU”, que significa coragem, perseverança, determinação e não desistir, sendo o tema central do filme.



Sinopse de SISU

Durante os últimos dias desesperados da Segunda Guerra Mundial, um garimpeiro solitário (Jorma Tommila) cruza o caminho de nazistas em um retiro de terra arrasada no norte da Finlândia. Quando os nazistas roubam seu ouro, eles rapidamente descobrem que acabaram de se envolver com nenhum mineiro comum. Embora não haja uma tradução direta para a palavra finlandesa “SISU”, este lendário ex-comando irá incorporar o que sisu significa: “uma forma de coragem e determinação inimaginável diante de adversidades esmagadoras“. E não importa o que os nazistas joguem contra ele, o esquadrão da morte de um homem fará de tudo para recuperar seu ouro – mesmo que isso signifique matar todos os nazistas em seu caminho.

Elenco de Sisu

O elenco de SISU conta com Jorma Tommila, Aksel Hennie, Jack Doolan, Mimosa Willamo e Onni Tommila.



A Violência Sem Limites de Sisu

“Sisu” não se preocupa em ser politicamente correto; pelo contrário, o filme abraça a violência explícita e sanguinolenta. Jalmari Helander, diretor e roteirista conhecido por seu trabalho anterior em “Rare Exports” (um filme de terror de Natal), não tem medo de explorar territórios sombrios e ultrajantes. Há uma clara influência dos épicos de exploração grindhouse dos anos 1970, com uma estética retrô que traz à memória os clássicos italianos do gênero “Macaroni Combat”.

O Imortal: Um Soldado Indestrutível

Descobrimos que o garimpeiro, na verdade, é um ex-soldado conhecido como Aatami Korpi, apelidado de “O Imortal”, pois simplesmente ele se recusa a morrer. Durante a guerra, ele era temido por suas habilidades inigualáveis e sua aparente imortalidade. Mesmo quando capturado pelos nazistas, ele se recusa a morrer. Aatami Korpi e as prisioneiras que se juntam a ele na luta contra os nazistas protagonizam cenas de violência extrema, eliminando seus inimigos de formas cada vez mais criativas e impressionantes.

Sisu: Uma Jornada Sangrenta Contra os Vilões

“Sisu” ultrapassa os limites ao retratar a ultraviolência como um fim em si mesma. O filme celebra de forma quase contagiosa a sede de sangue anti-nazista, proporcionando um espetáculo sangrento e satisfatório para aqueles que desejam ver os racistas degenerados enfrentando as consequências de suas ações. Para os que apreciam carnificina na tela, “Sisu” é uma obra imperdível.





Vale a pena assistir SISU

Com seu enredo repleto de ação, violência visceral e personagens inesquecíveis, “Sisu” oferece uma experiência cinematográfica intensa e arrebatadora. A coragem e determinação de Aatami Korpi, apelidado de “O Imortal”, interpretado por Jorma Tommila, é visceral, com cenas incríveis, e algumas que chegam ao absurdo mas que torna o filme divertido, que certamente deixará uma marca duradoura nos fãs de ação e guerra.

Prepare-se para uma jornada épica de vingança e justiça contra os vilões nazistas. “Sisu” é uma prova contundente de que a resiliência e a coragem podem superar todas as adversidades.

A Lionsgate apresenta SISU, em associação com a Stage 6 Films, uma produção da Subzero Film Entertainment, em associação com a Good Chaos.

SISU foi lançado em 28 de abril no EUA, sem previsão de lançamento no Brasil.

SISU | Review do filme de ação finlandês com Jorma Tommila e escrito e dirigido por Jalmari Helander

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi: Uma Antologia de Contos – Pris Magalhães

Nação Zumbi é uma coleção visceral que explora os confins mais sombrios da humanidade através das lentes de um apocalipse zumbi. Nação Zumbi, um tributo a George A. Romero, contos de Pris Magalhães Sinopse Nação Zumbi Nas ruínas de São Paulo, uma cidade outrora...

Ciência e Tecnologia