A notícia do falecimento de Hugh Keays-Byrne, que interpretou Immortan Joe em Mad Max Estrada da Fúria, foi divulgada pelo cineasta Ted Geoghegan através da sua conta no Twitter e por Brian Trenchard-Smith no Facebook, ambos amigos de Keays-Byrne.
Em 2015 Hugh Keays-Byrne voltou as telas dos cinemas em “Mad Max: Estrada da Fúria” como o vilão Immortan Joe, ao lado de Charlize Theron e Tom Hardy. O que poucos lembram é que Hugh Keays-Bryne já esteve na franquia Mad Max, no primeiro filme de 1979 com Mel Gibson. Hugh era Toecutter, líder da violenta gangue de motos.
Keays-Byrne tinha 73 anos, é lembrado por ambos pela sua formação na Royal Shakespeare Company, pelo sentido de humor e pela sua amizade e generosidade, tanto no que toca a causas sociais e humanitárias como ambientais.
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, o ator começou a sua participação no universo de Mad Max de George Miller em 1979 como Toecutter, retornando 36 anos depois como Immortan Joe em Mad Max Estrada da Fúria, sendo este seu último papel.
Hugh Keays-Byrne, um herói anônimo do cinema australiano, faleceu aos 73 anos. Estou continuamente chocado que ele interpretou Toecutter, o antagonista central de MAD MAX * de 1979 e * Immortan Joe, o antagonista central MAD MAX: FURY de 2015 ESTRADA. Obrigado por todo o entretenimento, senhor.
Brian Trenchard-Smith em sua conta no facebook
Estou triste em informar que nosso amigo Hugh Keays-Byrne faleceu ontem no hospital. Um ex-ator da Royal Shakespeare Company que se estabeleceu na Austrália co-estrelou meu Man From Hong Kong, e alcançou reconhecimento mundial como Toecutter em Mad Max, e Immortan Joe em Mad Max-Fury Road. Esta foto reflete o senso de humor inato que ele trouxe não apenas para o meu filme, mas para todas as produções em que trabalhou. Ele foi um ótimo ator e um bom amigo de Margaret e de mim por 46 anos. Passámos muitas manhãs de domingo felizes com ele, a sua parceira Christina e um grupo de outros actores e artistas (a Macao Light Company) na casa que partilhavam no Parque do Centenário. Christina, Jack, Shawn, Tim, Ralph, Robina, nossos corações estão com você. Hugh tinha um coração generoso, oferecendo uma mão amiga aos necessitados ou um lugar para ficar a um adolescente sem-teto. Ele se preocupava com a justiça social e a preservação do meio ambiente muito antes de essas questões se tornarem moda. Sua vida foi governada por seu senso de unidade da humanidade. Sentiremos falta de seu exemplo e de sua amizade. Valeu, Hugh