O universo do Amazofuturismo ganhou mais um capítulo com a publicação de um livro que reaviva uma parte pouco conhecida da história do Brasil.
Quando os exploradores espanhóis desceram o maior rio do mundo em 1542, partindo do Peru e saindo no oceano Atlântico, eles encontraram essas mulheres lendárias. A expedição foi capitaneada pelo conquistador Francisco de Orellana, e quem registrou o encontro foi o frei Gaspar de Carvajal. Quando eles travaram contato com aquelas indígenas, não tiveram dúvidas de que estavam diante das Amazonas, as mesmas descritas na mitologia grega.
Houve um confronto entre espanhóis e as amazonas, que estavam defendendo sua terra e impediram que os invasores desembarcassem em uma praia do rio. O encontro foi tão marcante que o frei Carvajal chamou seu livro de Descoberta do Grande Rio das Amazonas. E lá ele conta que tiveram que sair apressadamente da praia, depois de uma hora infrutífera tentando avançar.
As Amazonas influenciaram grandemente nossa cultura, afinal a floresta e um estado inteiro ganhou o nome que foi dado a elas. Porém, expedições seguintes nunca mais encontraram essa nação de mulheres corajosas. Uma explicação para isso é que o contato com os europeus que chegaram á região trouxe doenças que dizimaram inúmeros povos, inclusive as Amazonas.
Foi com base nessa passagem da história do país que o autor de ficção científica Rogério Pietro escreveu o livro Guerreiras Amazonas. Conhecido por ter inovado o gênero amazofuturismo, o escritor estudou o texto original do frei Gaspar de Carvajal, e o traduziu do espanhol arcaico para entender quem foram essas mulheres, com base no único relato de quem as viu.
Rogério Pietro recriou a origem das Amazonas, descreveu em detalhes o encontro entre espanhóis e elas, e ainda trouxe essas mulheres lendárias para o campo da ficção científica amazofuturista. Em seu livro, ele conta o passado e o futuro, colocando as Amazonas no ano 2101 com antigos problemas e novos dilemas.
Fruto de um trabalho de pesquisa extenso, o livro Guerreiras Amazonas faz parte do universo da série de livros que já conta com Amazofuturismo, Amazofuturismo 2: Primavera Ancestral e Amazônia Viva.
Sinopse do livro “Guerreiras Amazonas”
“Não somos uma lenda, mas nos tornamos lendárias!”
Uma nação de mulheres guerreiras surgiu no meio da floresta para lutar por justiça. Com bravura e tecnologia avançada, expandiram seu domínio do monte Yacamiaba até o Grande Rio, se tornando senhoras absolutas de diversos povos. Mas a chegada de invasores estrangeiros trouxe uma era de declínio e doenças. A jornada das Amazonas durante os séculos será contada, chegando ao Século 22 com velhos desafios e novos paradigmas. Neste livro amazofuturista, acurácia histórica e ficção científica se unem para contar a jornada das mulheres que influenciaram a história do Brasil.
Baseado no relato original do frei Gaspar de Carvajal, Guerreiras Amazonas vai tirar a sombra fantasiosa das Amazonas e demonstrar que elas de fato existiram.
- O livro Guerreiras Amazonas pode ser encontrado na Amazon
https://www.amazon.com.br/dp/B0D7V2DBL8
- Visite o site oficial do Amazofuturismo
www.amazofuturismo.com.br