Ivan Reitman, o influente cineasta e produtor por trás de muitas das comédias mais amadas do final do século 20, de “Animal House” a “Ghostbusters”, morreu. Ele tinha 75 anos.
Reitman morreu pacificamente enquanto dormia no sábado à noite em sua casa em Montecito, Califórnia, disse sua família à Associated Press.
“Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida”, disseram os filhos Jason Reitman, Catherine Reitman e Caroline Reitman em um comunicado conjunto. “Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele sempre”.
Conhecido por comédias obscenas que capturaram o espírito de sua época, a grande chance de Reitman veio com a estridente despedida da fraternidade universitária “National Lampoon’s Animal House”, que ele produziu. Ele dirigiu Bill Murray em seu primeiro papel principal no filme de acampamento de verão “Meatballs”, e depois novamente em “Stripes”, de 1981, mas seu sucesso mais significativo veio com “Ghostbusters”, de 1984.
A irreverente comédia sobrenatural estrelada por Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Rick Moranis arrecadou quase US$ 300 milhões em todo o mundo, como ganhou duas indicações ao Oscar, gerou uma verdadeira franquia, incluindo spin-offs, programas de televisão e um novo filme. , “Ghostbusters: Afterlife”, que estreou no ano passado. Seu filho, o cineasta Jason Reitman, dirigiu.