Fundação é uma trilogia publicada por Isaac Asimov no começo dos anos 50, mas que depois de 40 anos tornou-se uma septologia, parte do universo de Asimov, composto por 14 livros.
Fundação passa vinte milhões de anos no futuro. O Império Galáctico estendeu seu domínio por 25 milhões de mundos e Trantor, a cidade-mundo, com seus 40 bilhões de habitantes é a capital desse incomparável império onde o matemático Hari Seldon desenvolve a “Psico-História”, um gigantesco conjunto de complexas equações com capacidade de prever estatisticamente o comportamento humano em nível planetário. A Psico-História é a base de toda Fundação.
30 anos depois de concluir a trilogia original, Asimov cede à pressão dos fãs e publica Limites da Fundação (1982) e Fundação e Terra (1983), que narram eventos que acontecem depois da trilogia. Prelúdio à Fundação (1988) e Origens da Fundação (1993, publicado um ano depois do falecimento do autor) contam como começou os eventos que precedem a trilogia original.
Tem diferença ler a trilogia Fundação isolada dos outros livros?
“Não. A trilogia é absoluta por si mesma, mas o que pesou na minha decisão de ler a septologia pelo começo foi uma nota do autor publicada em Prelúdio à Fundação. E garanto a você: a experiência de ler como Asimov sugere é incrível. Você conecta-se aos eventos de uma maneira tão íntima que não basta ser leitor, você quer ser personagem. Muitas vezes imaginei-me em Trantor, vislumbrando a imponente Biblioteca Galáctica, tão extraordinária que até o Imperador sujeitava-se às suas regras.”
– Fernando Rômbola
Fundação de Isaac Asimov – Sugestão de leitura
- Prelúdio à Fundação (1988)
- Origens da Fundação (1993)
- Fundação (1951)
- Fundação e Império (1952)
- Segunda Fundação (1953)
- Limites da Fundação (1982)
- Fundação e Terra (1983)
Adquira FUNDAÇÃO de Isaac Asimov na Amazon
Fernando Rômbola – Escritor de Ficção Científica
Enquanto procurava pelo tema da redação em uma enciclopédia, Fernando encontrou por acaso um texto que explicava que o céu azul é uma ilusão. Esse foi o primeiro impacto que o forçou a observar tudo que o cercava.
Os quadrinhos que ganhava da mãe todos os domingos, juntos aos filmes e séries de Ficção Científica assistidos na infância, contribuíram para fazer da sua imaginação a maior arma contra a Realidade.
Mais tarde, já um jovem leitor, viu que os livros de ficção poderiam ser lidos juntos com os de filosofia. E foi questão de tempo até Fernando querer entender a Realidade. Leu tudo que encontrava sobre o assunto até que aconteceu a detecção do Bóson de Higgs e das Ondas Gravitacionais. Essas descobertas inspiraram a querer saber do que a Realidade é feita, mas dessa vez na companhia dos mestres scifers.
E como a sci-fi não é sobre viagens no tempo, universos paralelos ou inteligências artificiais, mas, sim, sobre o ser humano e sua complexa existência, Fernando encontrou a grande aliada de todos que confrontam a Realidade, começando por hidrogênio vezes hidrogênio – o princípio de tudo que há no universo – e indo até as profundezas da humanidade.
Fundação – Novo trailer da série baseada na obra de ficção científica de Isaac Asimov pela Apple TV+