Escolha uma Página

DUNA | Análise e o que esperar da sequência dirigida por Denis Villeneuve com Timothée Chalamet

por | nov 1, 2021 | Filmes, Notícias, Review

DUNA | Análise e o que esperar da sequência dirigida por Denis Villeneuve com Timothée Chalamet

DUNA | Análise e o que esperar da sequência dirigida por Denis Villeneuve com Timothée Chalamet

por | nov 1, 2021 | Filmes, Notícias, Review

Idioma: PortuguêsEnglishEspañol

0
(0)

Duna de Denis Villeneuve foi anunciado como um filme épico e ambicioso. O marketing do filme apresentava um filme grandioso e com um elenco de estrelas de várias franquias incluindo da Disney/Marvel com trilha sonora de Hans Zimmer.

Sinopse de DUNA 2021

Uma jornada do herói mítica e emocional, Duna conta a história de Paul Atreides, jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais precioso existente no planeta – capaz de liberar o maior potencial da humanidade, apenas aqueles que conseguem vencer seu medo vão sobreviver.

O elenco de DUNA Paerte 1 apresenta Timothée Chalamet como Paul Atreides, Zendaya como Chani, Oscar Isaac como Duque Leto Atreides, Rebecca Ferguson como Lady Jessica Atreides, Javier Bardem como Stilgar, Jason Momoa como Duncan Idaho, Josh Brolin como Gurney Halleck e Sharon Ducan Brewster como Liet Kynes.


DUNA de 1984 de David Lynch

Em 1984 foi lançado DUNA dirigido por David Lynch e produzido por Raffaella De Laurentiis. O filme tinha no elenco Kyle MacLachlan como Paul Atreides, Francesca Annis como Jessica Atreides, o cantor Sting como Feyd-Rautha, Patrick Stewart como Gurney Halleck, Sean Young como Chani, Jurgen Prochnow como Leto Atreides, Brad Dourif como Piter De Vries, Max Von Sydow como Liet-Kynes entre outras estrelas.


A versão dirigida por David Lynch foi lançada na década de 80, época onde filmes de ficção científica, que hoje são considerados cults, estavam em alta, Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca de 1980, Blade Runner em 1982, O Enigma de Outro Mundo de 1982, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan de 1982, Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi de 1983, O Exterminador do Futuro de 1984, Aliens O Resgate de 1986, O Predador de 1987 entre outros, sendo considerado uma década de outro no gênero da ficção científica.

Duna de 1984 acabou entrando para lista dos cults mesmo não tendo agradado a muitos espectadores e o próprio diretor, porém o problema não era somente o filme em si e sim a própria história de Duna, devido a sua complexidade e densidade da história .


Duna de Alejandro Jodorowsky

O que poucos sabem é que existia um projeto anterior ao que foi aos cinemas em 1984, adaptando o clássico romance de ficção científica de Frank Herbert.

Duna de Alejandro Jodorowsky, considerado um filme, que nunca foi filmado, que influencou filmes como Alien: O Oitavo Passageiro entre outros clássicos da ficção científica no cinema, tendo seu legado vivo até hoje.


Brasil TV Móvel - O melhor aplicativo de IPTV na sua mão


Curso de Inglês Influx Unidade Vila Ema - São José dos Campos

UniTV - Nº1 EM CONTEÚDO (E ESTABILIDADE) +500 Canais +100.000 VOD - HOT - App Grátis para Celular


Alejandro Jodorowsky discute a tentativa de realizar a adaptação do romance de ficção científica Duna, em 1975, e mostra como foi a pré-produção do ambicioso projeto que não foi concluído.

Tendo em vista que levar Duna, o romance de ficção científica de Frank Herbert, para as telas é uma tarefa bem complexa, que a versão de Denis Villeneuve soube mostrar a grandiosidade visual de Duna.

Com cenários fabulosos e grande elenco de Duna de Denis Villeneuve é um bom filme porém a idéia tentar captar um novo público, com grande parte do elenco das franquias atuais da Marvel e DC, muitos consideraram que foi um filme lento e monótono e tendo acabado sem uma conclusão.

O que nem todo mundo sabia é que Duna adapta apenas metade do primeiro livro escrito por Frank Hebert, e grande parte do público se surpreendeu com o longa acando da forma que foi, sem um final em aberto.


DUNA Parte 2 está oficialmente confirmado

Confirmado que DUNA Parte 2 irá acontecer e sendo dirigido por Denis Villeneuve é uma excelente notícia aos espectadores, trazendo o ator Timothée Chalamet, que interpreta o protagonista Paul Atreides. Além de Timothée, espera-se que Zendaya e Rebecca Ferguson retornem aos seus respectivos papéis.

Resta saber se o público irá voltar à franquia, tendo em vista que vários personagens morreram, já que peso irá recair aos ombros de Timothée Chalamet, Zendaya e Rebecca Ferguson.

Concluindo a análise, Duna Parte 1 é um excelente filme mas para uma geração que viveu a adolescência assistindo aos filmes da década de 80 e não da geração dos filmes da Marvel/DC.

Um detalhe, que acho que deve ter sido uma expectativa geral dos espectadores, a aparição dos vermes de areia expostos em sua totalidade. Em um dado momento, próximo do final, Paul Atreides, interpretado por Timothée, corre pelas areias do deserto sendo perseguido por um enorme verme de areia. Quando Paul chega na área rochosa o verme aparece fora da areia mostrando sua aparência… o problema é que a cena é muito escura, bem diferente da imagem dos pôsteres divulgados, gerando uma certa decepção… uma pena. Diferente da versão de Duna de David Lynch, os vermes aparecem em cenas claras.

De acordo com o Deadline, Duna: Parte 2 está com previsão de estreia para outubro de 2023.



DUNA Parte 1 de Denis Villeneuve


O cineasta indicado ao Oscar, Denis Villeneuve (“A Chegada”, “Blade Runner 2049”), dirige Duna, adaptação para o cinema do best-seller seminal de Frank Herbert, uma produção da Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures.

Uma jornada do herói mítica e emocional, Duna conta a história de Paul Atreides, jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais precioso existente no planeta – capaz de liberar o maior potencial da humanidade, apenas aqueles que conseguem vencer seu medo vão sobreviver.

Duna é estrelado pelo ator indicado ao Oscar Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”, “Adoráveis Mulheres”), por Rebecca Ferguson (“Doutor Sono”, “Missão: Impossível – Efeito Fallout”), Oscar Isaac (franquia “Star Wars”), pelo ator indicado ao Oscar Josh Brolin (“Milk: A Voz da Igualdade”, “Vingadores: Guerra Infinita”), por Stellan Skarsgård (série da HBO “Chernobyl”, “Vingadores: Era de Ultron”), Dave Bautista (“Guardiões da Galáxia”, “Vingadores: Ultimato”), Stephen McKinley Henderson (“Um Limite Entre Nós”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Zendaya (“Homem-Aranha: Longe de Casa”, série da HBO “Euphoria”), Chen Chang (“O Tigre e o Dragão”), David Dastmalchian (“Blade Runner 2049”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”), Sharon Duncan-Brewster (“Rogue One: Uma História Star Wars”, série da Netflix “Sex Education”), pela atriz indicada ao Oscar Charlotte Rampling (“45 Anos, “Assassin’s Creed”), por Jason Momoa (“Aquaman”, série da HBO “Game of Thrones”) e pelo vencedor do Oscar Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”, “007 – Operação Skyfall”).

Dennis Villeneuve dirigiu Duna a partir do roteiro coescrito com Jon Spaihts e Eric Roth, baseado no romance homônimo escrito por Frank Herbert. O filme é produzido por Mary Parent, Cale Boyter, Joe Caracciolo Jr. e Villeneuve. Os produtores executivos são Tanya Lapointe, Joshua Grode, Herbert W. Gains, Jon Spaihts, Thomas Tull, Brian Herbert, Byron Merritt e Kim Herbert.

Na equipe de produção, o diretor voltou a trabalhar com o desenhista de produção Patrice Vermette (“A Chegada”, “Sicario: Terra de Ninguém”, “A Jovem Rainha Vitória”) e o editor Joe Walker (“Blade Runner 2049”, “A Chegada”, “12 Anos de Escravidão”), ambos com duas indicações ao Oscar; o supervisor de efeitos especiais Paul Lambert (“O Primeiro Homem”, “Blade Runner 2049”), vencedor de dois prêmios Oscar; e o supervisor de efeitos especiais vencedor do Oscar, Gerd Nefzer (“Blade Runner 2049”). Em Duna, Dennis Villeneuve colabora pela primeira vez com o diretor de fotografia indicado ao Oscar Greig Fraser (“Lion: Uma Jornada para Casa”, “A Hora Mais Escura”, “Rogue One: Uma História Star Wars”); a figurinista Jacqueline West (“O Regresso”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Contos Proibidos do Marquês de Sade”), indicada três vezes ao Oscar; o cofigurinista Bob Morgan; e o coordenador de dublês Tom Struthers (trilogia “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem”). O compositor Hans Zimmer (“Blade Runner 2049”, “A Origem”, “Gladiador”, “O Rei Leão”), vencedor do Oscar e com diversas indicações ao prêmio, é o responsável pela trilha sonora.

A Warner Bros. Pictures e a Legendary Pictures apresentam Duna, uma produção da Legendary dirigida por Denis Villeneuve. O filme foi lançado nos cinemas brasileiros em 14 de outubro de 2021.


________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 0 / 5. Contagem de voto(s): 0

Seja o primeiro a avaliar este artigo!


Outros artigos que você possa se interessar


Diversão: Quizes e Puzzles

Cosplayers e Cosmakers

H.TV 7 - A marca pioneira em IPTV

Review de Filmes e Séries