É o ano de 2073, e os piores medos da vida moderna se tornaram realidade. Drones de vigilância enchem os céus laranja queimados e policiais militarizados vagam pelas ruas destruídas, enquanto sobreviventes se escondem no subsolo, lutando para lembrar de uma existência livre e esperançosa.
Nesta mistura engenhosa de ficção científica visionária e não ficção especulativa, o cineasta vencedor do Oscar® Asif Kapadia (Amy) nos transporta para um futuro prenunciado pelas realidades aterrorizantes do nosso momento presente.
2073 Sinopse Oficial
“É o ano de 2073, e os piores medos da vida moderna se concretizaram. Drones de vigilância enchem os céus laranja queimados e policiais militarizados vagam pelas ruas destruídas, enquanto sobreviventes se escondem no subsolo, lutando para lembrar de uma existência livre e esperançosa. Nesta mistura engenhosa de ficção científica visionária e não ficção especulativa, o diretor Asif Kapadia nos transporta para um futuro prenunciado pelas realidades aterrorizantes do nosso momento presente”, diz a sinopse. Morton interpreta um sobrevivente sitiado por visões de pesadelo do passado — um passado que por acaso é o nosso presente, visualizado por meio de filmagens contemporâneas que interconectam as crises globais atuais de autoritarismo, big tech descontrolada, desigualdade e mudança climática global. 2073 é uma visão urgente e inabalável de um futuro distópico que pode muito bem ser o nosso.”
Samantha Morton
A indicada duas vezes ao Oscar® Samantha Morton (In America, Sweet and Lowdown, Minority Report) interpreta uma sobrevivente sitiada por visões de pesadelo do passado — um passado que por acaso é o nosso presente, visualizado por meio de filmagens contemporâneas que interconectam as crises globais atuais de autoritarismo, big tech descontrolada, desigualdade e mudança climática global.
2073 reforça sua história com cinejornais do mundo real e entrevistas com jornalistas sobre como a erosão gradual da democracia no passado abre caminho para uma nova ordem mundial aterrorizante.
Junto com cenas de vários homens fortes da política como Vladimir Putin, Narendra Modi, Kim Jong Un e Donald Trump, o trailer de 2073 também enfatiza como titãs do Vale do Silício como Mark Zuckerberg desempenham papéis importantes em fomentar a disseminação do fascismo.
2073 é uma visão urgente e inabalável de um futuro distópico que poderia muito bem ser o nosso.
2073 ainda não tem data de lançamento nos cinemas, mas fará sua estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza.