Escolha uma Página
Pinóquio de Guillermo del Toro | Vídeo de bastidores mostrando o processo da mágica do Stop-Motion

Pinóquio de Guillermo del Toro | Vídeo de bastidores mostrando o processo da mágica do Stop-Motion

por | dez 11, 2022 | Filmes, Notícias

Idioma: Português Português Inglês Inglês Espanhol Espanhol

5
(1)

O novo Pinóquio, de Guillermo del Toro, é literalmente feito à mão.

A história de Pinóquio é a história de um artista: Gepeto, o entalhador solitário que cria um menino de madeira. No entanto, há muito mais artistas envolvidos em dar vida a Pinóquio no cinema. Não se deixe enganar pelo título possessivo: o Pinóquio de Guillermo del Toro é o produto do trabalho árduo de centenas de artistas individuais, com o diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro à frente.



Sinopse de Pinóquio de Guillermo del Toro
Às vezes, o desconhecido pode ser assustador… O cineasta vencedor do Oscar® Guillermo del Toro e a lenda do stop-motion Mark Gustafson apresentam “Pinóquio por Guillermo del Toro”, uma história que você apenas acha que conhece.

Elenco de Pinóquio de Guillermo del Toro
Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann, Christoph Waltz, Tilda Swinton, Burn Gorman, Ron Perlman, John Turturro, Finn Wolfhard, Cate Blanchett e Tim Blake Nelson.



Como funciona a animação Stop-Motion em “Pinóquio”?

Este novo Pinóquio é literalmente feito à mão, assim como o próprio boneco. Na tradição atemporal da animação stop-motion, cada momento do filme foi projetado desde o início, com bonecos e fundos ajustados de forma infinitesimal quadro a quadro para criar a ilusão de movimento. De designers de produção a animadores, foi preciso muito mais do que a magia de um sprite de madeira para dar vida a esse Pinóquio em particular. Conversamos com alguns desses artistas talentosos para uma breve história oral da linda animação.

Veja como a animação stop-motion em Pinóquio realmente funciona.



A iteração de Del Toro de As Aventuras de Pinóquio se inspira na edição ilustrada do autor Gris Grimly do romance original de Carlo Collodi.

Pinóquio de Guillermo del Toro | Vídeo de bastidores mostrando o processo da mágica do Stop-Motion

Georgina Hayns (animadora de personagens)
Guillermo sempre quis fazer o Pinóquio, mas não queria fazer o Pinóquio que todos vimos antes. Ele estava procurando uma nova tomada. Quando ele viu a ilustração de Gris, ele se apaixonou por ela… Nós mudamos a cabeça – isso foi realmente para obter a performance que precisávamos do nosso menino de madeira. Como ele seria o personagem principal de um filme, queríamos conseguir mais emoção. A ilustração original tinha uma face bem mais simples. Então, Guillermo contratou Guy Davis para trabalhar nas ilustrações de Gris apenas para trazê-lo para um lugar que todos nós ficássemos felizes – para obter a performance, mas ainda manter a magia do Pinóquio de Gris.



Guy Davis (designer de personagens)
Originalmente, comecei a trabalhar em Pinóquio em 2012. Fui contratado para redesenhar os personagens do passe original de Gris Grimly com os artistas conceituais Huy Vu e Rustam Hasanov, que também voltariam em 2019 para o atual versão.

Curt Enderle (designer de produção)
Quando algumas das imagens foram lançadas da versão quase em produção, fiquei hipnotizado. Eu estava apenas começando a trabalhar em filmes stop-motion depois de uma década fazendo principalmente comerciais, então, embora quisesse trabalhar para dar vida a essas imagens, não tinha ideia de como fazer isso acontecer.

Pinóquio de Guillermo del Toro | Vídeo de bastidores mostrando o processo da mágica do Stop-Motion

Dando vida ao Pinóquio

Anos após o início do projeto, del Toro finalmente assinou contrato para codirigir Pinóquio com Mark Gustafson para a Netflix. Ele trouxe uma equipe de artesãos novos e antigos, alguns dos quais tinham mais experiência em animação do que outros.

Davis: Este foi meu primeiro filme stop-motion e uma experiência incrível, tendo trabalhado principalmente em live-action e alguns projetos de animação 2D. Para mim, essa abordagem e colaboração de ação ao vivo para stop-motion foi a mesma. No Pinocchio, tudo, desde o design, pesquisa e fabricação, foi abordado com o mesmo cuidado prático e atenção aos detalhes.

Hayns: Na verdade, fizemos 32 fantoches do Pinóquio. Então cada animador está trabalhando com o Pinóquio, porque é ele que está na maioria das tomadas.

Enderle: Eu diria que na verdade é mais projetado do que live action. Para ação ao vivo, você pode usar ou modificar um local, pode comprar ou alugar e modificar [roupas]. Para animação stop-motion, você não tem essas opções. Se você quer um local, precisa decidir: de que cor é a sujeira? E se alguma coisa crescer nele? Existem prédios? Do que eles são feitos? Em que condições estão esses prédios? Nada é gratuito.

Hayns: Sou o diretor de fabricação de personagens do filme. Isso significa basicamente que estou supervisionando a aparência e a construção de todos os bonecos do filme. É basicamente sentar com as equipes de fabricantes de marionetes com um conceito visual de como o boneco precisa ser, mas também: como vamos quebrar isso e transformá-lo em um boneco móvel totalmente animado?

Davis: Guillermo descreveu o mundo e a aparência que queria como “perfeitamente imperfeitos”, de modo que os personagens nunca fossem extraordinariamente realistas. O mundo tem uma textura visceral e uma sensação de idade que dá a tudo um sentido de história.





Hayns: Estamos constantemente adaptando os bonecos. Nosso hospital de fantoches está adaptando fantoches para cada cena individual. Então, talvez um boneco precise se esticar muito, e seu braço simplesmente não se estica tanto. Adicionaremos uma junta extra para ajudá-la a esticar até esse ponto. E cada animador diferente quer uma tensão diferente do boneco. Eles vêm até nós e dizem: “Oh, você pode soltar o pescoço? Você pode apertar o pulso?” Dependendo de qual é a ação, para aquela foto. Então teremos que entrar e literalmente entrar no esqueleto do boneco através do figurino e adaptar aquele boneco para as necessidades do animador.

Pinóquio de Guillermo del Toro | Vídeo de bastidores mostrando o processo da mágica do Stop-Motion

Pinóquio, Finalmente Vivo

Anos depois de entrar em produção, o Pinóquio de Guillermo del Toro está finalmente completo. Tudo em (940) dias de trabalho. A equipe relembra suas criações favoritas.

Enderle: Gostei de trazer os detalhes do teatro para as [cenas] de carnaval. A inspiração do cenário, o figurino dos bastidores e os detalhes parecem certos. Não muito liso ou moderno para um carnaval sem sorte. Gotas pintadas, formas recortadas, muitas cordas e construção levemente curtinha. E sempre um pouco confuso com as coisas que sobraram para o show em evolução.

Davis: No geral, eu realmente amo como todas as diferentes locações do filme abraçaram estilos, humores e atmosfera únicos, mas sempre pareceram coesos. Da cidade e do carnaval amplamente pesquisados – que era uma mistura tão rica de textura e cor supervisionada pelo diretor de arte Robert DeSue e um incrível departamento de fabricação e adereços – ao campo fascista modernista (quase brutalista) e o reino do limbo da Morte, todos esses as áreas se destacaram como únicas, mas ainda trabalharam com cada cena como um todo. Nunca forçando os padrões de estilização de forma muito abstrata ou fantasiosa, mas mantendo-se ancorado na realidade um do outro.

Hayns: O que acontece ao longo do filme é: quando Pinóquio ganha vida, ele acaba de nascer, ele se sente desconfortável com seu próprio corpo. Há um arco de sua atuação através do arco do filme. Você o observa ficar mais confortável e mais parecido com um menino em seus movimentos.

Nós apenas tivemos muita coisa acontecendo, enquanto estávamos fazendo Pinóquio. Tivemos a onda de calor, tivemos momentos políticos malucos, tivemos a pandemia. Isso aproximou a equipe de uma maneira estranha. O filme nos deu um foco. Conseguimos nos concentrar nisso e todos os dias ainda tínhamos uma rotina de nos reunir. E mesmo que não pudéssemos trabalhar nisso, ainda fazíamos parte da equipe“.

Pinóquio de Guillermo del Toro entrou para o catálogo da Netflix em 9 de dezembro de 2022.

O que é a técnica de filmagens em Stop-Motion?

Stop-motion é uma técnica de animação que consiste em criar movimento a partir de objetos estáticos, fotografando-os quadro a quadro. Cada quadro é uma pequena mudança no posicionamento dos objetos, e quando esses quadros são reproduzidos em sequência, a ilusão de movimento é criada. A técnica de stop-motion é utilizada em filmes, vídeos e outras formas de mídia para criar animações com bonecos, bonecos de plástico, bonecos de massinha ou qualquer outro tipo de objeto estático. Stop-motion é um tipo de animação que tem sido utilizada desde os primórdios do cinema, e ainda é amplamente utilizada hoje em dia.

Quem foi Ray Harryhausen?

Ray Harryhausen foi um artista e cineasta americano conhecido por seus trabalhos em animação de stop-motion em filmes de fantasia e ficção científica. Ele nasceu em Los Angeles, na Califórnia, em 1920 e começou a trabalhar com animação de stop-motion ainda jovem. Harryhausen ficou famoso por seus trabalhos em filmes como “The Beast from 20,000 Fathoms” (1953), “Jason and the Argonauts” (1963) e “Fúria de Titans” (“Clash of the Titans”) (1981). Ele foi considerado um dos maiores pioneiros da animação de stop-motion e teve uma grande influência na indústria do cinema. Harryhausen faleceu em 2013, aos 93 anos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Outros artigos que você possa se interessar




Diversão: Quizes

Review de Filmes e Séries

Filmes e Séries

Livros e Quadrinhos

Ciência e Tecnologia